Marisa Silva 28 de julho de 2025
Veja os destaques do Olhar Digital News desta segunda-feira (28):
Em 2008, a revista The Atlantic gerou polêmica com uma reportagem de capa provocativa. A pergunta era: “O Google está nos deixando estúpidos?”. Hoje, uma outra tecnologia ainda mais afiada pode afetar nossa capacidade de raciocínio: a inteligência artificial generativa. Um artigo no The Conversation discorreu sobre o assunto.
Os Estados Unidos estão de olho em metais raros… e o Brasil detém a segunda maior reserva global desses minerais. E essa reserva pode aumentar ainda mais graças a um território submarino próximo à costa gaúcha, mas fora da zona marítima que oficialmente pertence ao país. Inclusive, o governo está reivindicando a área, chamada Elevação do Rio Grande.
Nos últimos dias, um rumor sombrio se espalhou nas redes sociais: a Terra mergulhará numa escuridão por seis minutos no próximo sábado, 2 de agosto. A informação causou preocupação em muita gente, mas não tem qualquer fundamento científico. Confira!
Um estudo recente da Universidade de Stanford identificou uma lacuna entre o que trabalhadores esperam da inteligência artificial e aquilo que a tecnologia pode, de fato, entregar, destacando oportunidades valiosas para pesquisa e desenvolvimento.
Muito do que os cientistas sabem atualmente sobre Urano tem como base uma exploração realizada em 1986 pela sonda Voyager 2, da NASA. A partir dessa missão, se popularizou a tese de que Urano não produz calor internamente. Mas essa ideia pode estar prestes a mudar, com uma nova pesquisa realizada pela Universidade de Oxford.
O Olhar Digital News vai ao ar de segunda a sexta-feira nas nossas redes sociais!
Esta post foi modificado pela última vez em 28 de julho de 2025 21:11