iPhones: exportações da Índia para os EUA superam as da China pela primeira vez

Resultados revelam o sucesso do plano da Apple de transferir a fabricação dos iPhones da China para a Índia
Alessandro Di Lorenzo29/07/2025 12h55, atualizada em 29/07/2025 21h19
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, não desistiu de convencer a Apple a transferir a produção de iPhones para o território norte-americano. No entanto, a empresa continua firme em seu plano de levar a fabricação dos dispositivos para a Índia.

O que comprova isso é o fato de as remessas de smartphones montados em território indiano e com destino aos EUA terem ultrapassado a produção chinesa pela primeira vez. Os dados são da Canalys, que fornece análises do mercado de tecnologia.

Fachada de loja da Apple
Gigante da tecnologia mantém plano de impulsionar fabricação de dispositivos em território indiano (Imagem: slvn_an/Shutterstock)

Produção indiana abastece mercado dos EUA

Segundo o levantamento, as exportações para os Estados Unidos de iPhones montados na China caíram de 61%, no segundo trimestre de 2024, para 25% no mesmo período deste ano. Em contrapartida, as remessas provenientes da Índia passaram de 13% para 44%.

Este movimento foi impulsionado pela mudança da cadeia de suprimentos da Apple diante das tarifas econômicas impostas pelo presidente Trump. A alternativa da big tech foi diminuir a produção chinesa e aumentar a sua capacidade de fabricação de iPhones em território indiano, que está sendo utilizada para abastecer o mercado dos EUA.

donald trump
Trump ainda tenta convencer Apple a fabricar iPhones nos EUA (Imagem: Chip Somodevilla/Shutterstock)

O relatório ainda mostra que as vendas de smartphones da Apple para os Estados Unidos caíram 11%. A empresa enviou 13,3 milhões de iPhones para o país entre abril e junho deste ano, contra 14,9 milhões de unidades exportadas no mesmo período de 2024. A explicação, sendo a Canalys, está na combinação de demanda antecipada, aumento da pressão econômica sobre os consumidores e aumento da concorrência nos segmentos de baixo e médio porte do mercado.

Apesar da queda nas remessas, a fabricante do iPhone seguiu sendo a principal fornecedora de smartphones nos EUA no segundo trimestre de 2025. A empresa detém uma participação de mercado de 49%, uma queda de 7% em relação aos 56% registrados no segundo trimestre de 2024.

Leia mais

índia
Apple está levando sua produção para a Índia (Imagem: em_concepts/Shutterstock)

Apple está fechando uma loja na China

  • Outro exemplo da postura da Apple na China é a decisão de fechar uma de suas lojas no país.
  • O espaço fica na cidade de Dalian e será fechado no dia 9 de agosto.
  • Esta será a primeira vez que a big tech fecha uma de suas lojas desde o início das operações em território chinês, em 2008.
  • Segundo reportagem do The New York Times, a medida foi motivada pelas contínuas quedas nas vendas de iPhones na China.
  • No entanto, isso não significa que os mais de 7 milhões de habitantes da cidade ficarão sem os produtos da gigante da tecnologia.
  • A empresa prometeu manter as operações de sua outra loja em Dalian.
Alessandro Di Lorenzo
Colaboração para o Olhar Digital

Alessandro Di Lorenzo é formado em Jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e atua na área desde 2014. Trabalhou nas redações da BandNews FM em Porto Alegre e em São Paulo.