Primeiro foguete orbital da Austrália cai poucos segundos depois de decolar

Apesar do incidente, a empresa responsável pelo foguete Eris e autoridades australianas consideraram o lançamento um sucesso
Flavia Correia30/07/2025 13h22
foguete-eris-australia-1920x1080
O foguete Eris foi lançado na quarta-feira, 30 de julho de 2025, perto de Bowen, Austrália (pelo horário local – noite de terça-feira, pelo horário de Brasília). Crédito: Gilmour Space Technologies
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Nesta terça-feira (29), a Austrália lançou seu primeiro foguete desenvolvido inteiramente no país com o objetivo de alcançar a órbita da Terra. Chamado de Eris, o veículo foi construído pela empresa Gilmour Space Technologies e decolou de um espaçoporto perto da cidade de Bowen, no norte de Queensland. O voo, no entanto, durou apenas 14 segundos até o foguete cair.

O Eris foi projetado para transportar pequenos satélites até o espaço e estava realizando um voo de teste. Após a decolagem, o foguete conseguiu subir, ultrapassou a torre de lançamento e ficou brevemente no ar antes de desaparecer entre nuvens de fumaça. Não houve feridos nem qualquer dano à estrutura da plataforma de lançamento.

Empresa considera o lançamento um sucesso

Apesar do incidente, a Gilmour Space considerou o lançamento um sucesso. Em uma publicação no Facebook, a empresa informou que os quatro motores híbridos do foguete foram ativados corretamente. Segundo o comunicado, o teste gerou 23 segundos de queima do motor, sendo 14 deles com o veículo em voo.

No LinkedIn, Adam Gilmour, CEO da empresa, se disse satisfeito com a decolagem, mesmo com a curta duração do voo. Em declarações anteriores, ele havia comentado que é extremamente raro uma empresa privada conseguir sucesso total logo no primeiro lançamento orbital. Por isso, apenas tirar o foguete do chão já seria motivo de comemoração.

Decolagem do foguete Eris na Austrália na quarta-feira, 30 de julho de 2025 (pelo fuso horário local – noite de terça-feira, pelo horário de Brasília). Crédito: Gilmour Space Technologies

Leia mais:

A Gilmour Space já havia tentado lançar o Eris em outras ocasiões, mas os planos foram adiados em razão de problemas técnicos e condições meteorológicas desfavoráveis. O teste desta terça representou a primeira tentativa da Austrália de colocar um foguete em órbita em mais de 50 anos.

Austrália apoia financeiramente novas tecnologias espaciais no país

Embora o veículo não tenha atingido o objetivo final, autoridades locais elogiaram o feito. Para Ry Collins, prefeito da região de Whitsunday, o lançamento foi uma conquista importante. Ele destacou no Facebook que este é o primeiro passo para o desenvolvimento de uma indústria espacial comercial na região.

O projeto conta com investimento do governo da Austrália. Neste mês, a Gilmour Space recebeu cinco milhões de dólares australianos em apoio financeiro, como parte de um acordo mais amplo de 52 milhões para incentivar novas tecnologias espaciais no país.

Flavia Correia
Redator(a)

Jornalista formada pela Unitau (Taubaté-SP), com Especialização em Gramática. Já foi assessora parlamentar, agente de licitações e freelancer da revista Veja e do antigo site OiLondres, na Inglaterra.