Caiu aí? X apresenta instabilidade na noite desta quarta-feira (30)

Nas redes sociais rivais do X, Bluesky e Threads, as reclamações de usuários da plataforma de Elon Musk seguem crescendo.
Rodrigo Mozelli30/07/2025 19h47, atualizada em 30/07/2025 20h32
Logo do X em um smartphone
Rede social tem dificuldade para carregar conteúdos (Imagem: Photo Agency/Shutterstock)
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

O X está apresentando problemas na noite desta quarta-feira (30). Até a publicação desta matéria, pelo menos 500 reclamações foram registradas no Downdetector, que registra quando sites e apps caem.

Gráfico que mostra a quantidade de reclamações
Até o momento de publicação desta reportagem, mais de 500 pessoas haviam sinalizado problemas na rede social (Imagem: Reprodução/Downdetector)

Nas redes sociais rivais do X, Bluesky e Threads, as reclamações de usuários da plataforma de Elon Musk seguem crescendo.

Testes realizados pelo Olhar Digital apontam que o app do X não consegue carregar novos conteúdos, mas a página web de login está, ao que parece, funcional. Em novo teste realizado às 19h56 (horário de Brasília), a plataforma estava, aparentemente, sendo normalizada, carregando notificações e publicações novamente.

Gráfico que mostra quais foram os maiores problemas reportados
Boa parte dos usuários reclama da versão web do X (Imagem: Reprodução/Downdetector)

O que houve com o X?

  • No início da noite desta quarta-feira (30), o X começou a apresentar instabilidades, especialmente em sua versão web (segundo usuários);
  • No Downdetector, 72% dos usuários dizem que a conexão web está instável, ante 15% no app e 14% de problemas de conexão com o servidor;
  • No mapa ao vivo, que registra as regiões com mais incidências de registros, vê-se bastante em Curitiba (PR), São Paulo (SP), Brasília (DF), Salvador (BA) e Fortaleza (CE).

Mapa do Brasil que mostra quais regiões foram mais afetadas pela falha no X
Estados de São Paulo e Paraná foram dois dos mais afetados (Imagem: Reprodução/Downdetector)

Leia mais:

Reclamações na concorrência

No Bluesky, rival direto do X, algumas pessoas foram perguntar se a rede de Elon Musk estava mesmo fora do ar. Veja:

Captura de tela que mostra as reclamações no Bluesky
Alguns usuários foram reclamar na concorrência (Imagem: Reprodução/Bluesky)

Grok considera ‘opiniões’ de Musk para responder perguntas polêmicas

Elon Musk fala demais. Seja na sua página no X, apresentações em eventos, entrevistas em podcasts. Ele é barulhento, para dizer o mínimo. Agora, essa falação toda aparentemente virou parte crucial da “linha de raciocínio” do Grok, inteligência artificial (IA) do X, para responder perguntas sobre assuntos sensíveis.

Muita gente apontou que a versão mais recente do Grok procura posicionamentos de Musk quando questionado sobre assuntos como aborto, imigração nos EUA e guerra entre Israel e Hamas (confira exemplos aqui e aqui). Até o momento, não se sabe até que ponto isso é intencional ou não.

Quando perguntado sobre Israel e Palestina, Grok incluiu Musk em sua ‘linha de raciocínio’

A IA do X – rede social de Musk, diga-se – disse considerar “opiniões” do bilionário quando perguntada sobre Israel e Palestina. É o que mostra uma gravação de tela publicada pelo cientista de dados Jeremy Howard.

Das 64 citações fornecidas pelo Grok ao responder a pergunta, 54 envolviam Musk, segundo Howard. O site TechCrunch disse ter conseguido reproduzir este comportamento ao perguntar sobre legislação para aborto e política de imigração nos EUA.

As tais citações aparecem na “linha de raciocínio” da IA. É o nome dado ao processo de “pensar em voz alta” feito pela máquina ao responder perguntas complexas. Nele, a IA divide o caminho em etapas menores para reunir fontes e, enfim, montar a resposta completa.

Leia a matéria completa aqui

Rodrigo Mozelli é jornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP) e, atualmente, é redator do Olhar Digital.