(Imagem: JDW Tog Man / Shutterstock.com)
Hoje chove ou faz sol? Será um dia de calor ou de frio? Diariamente consultamos a previsão do tempo para nos prepararmos para o que vem por aí. E nem nos perguntamos como essas previsões meteorológicas são feitas.
Tradicionalmente, elas são exclusivas de agências governamentais e grandes corporações, que usam supercomputadores para prever o clima. No entanto, a inteligência artificial pode mudar totalmente este cenário.
A Universidade de Cambridge, no Reino Unido, criou uma IA que promete democratizar o acesso a previsões confiáveis. Ao contrário dos complexos modelos físicos que simulam a atmosfera em detalhes minuciosos, o sistema usa modelos de aprendizado de máquina.
A ferramenta é capaz de entender os padrões do clima através da análise de dados meteorológicos históricos globais que estão disponíveis publicamente. Dessa forma, permite a geração de previsões localizadas com rapidez e baixíssimo custo energético.
A inteligência artificial recebeu o nome de Aardvark. Segundo os pesquisadores responsáveis pelo desenvolvimento da tecnologia, ela é milhares de vezes mais rápida em comparação com os métodos de previsão do tempo tradicionais.
O Aardvark reinventa os métodos atuais de previsão do tempo, oferecendo o potencial de tornar as previsões meteorológicas mais rápidas, baratas, flexíveis e precisas do que nunca, ajudando a transformar a previsão do tempo em países desenvolvidos e em desenvolvimento.
Richard Turner, professor da Universidade de Cambridge
Leia mais
Esta post foi modificado pela última vez em 30 de julho de 2025 09:28