Tesla perde clientes fiéis após apoio político de Elon Musk

Decisões polêmicas do CEO e ausência de novos modelos populares afetam reputação da marca e favorecem rivais
Por Leandro Costa Criscuolo, editado por Lucas Soares 05/08/2025 05h50
Fachada da Tesla
(Imagem: FPCreative Stock/Shutterstock)
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

A fidelidade dos clientes da Tesla nos EUA sofreu uma queda acentuada após o CEO Elon Musk declarar apoio a Donald Trump em julho de 2024, segundo dados inéditos da S&P Global Mobility obtidos pela Reuters.

Em junho daquele ano, 73% dos lares que já possuíam um Tesla optaram por outro modelo da marca.

No entanto, após o apoio público de Musk ao atual presidente, essa taxa despencou para 49,9% em março de 2025 — abaixo da média do setor. Em maio, houve leve recuperação para 57,4%, ainda atrás de Chevrolet e Ford.

Tesla
Postura política da Elon Musk contribuiu para o “abandono” dos clientes – Imagem: kovop/Shutterstock

Leia mais:

Razões para a queda da fidelidade

  • Analistas atribuem a queda ao envolvimento político de Musk, que teria afastado consumidores mais progressistas e ecoconscientes, além da crescente concorrência de montadoras como GM, Hyundai e BMW.
  • O fraco desempenho do Cybertruck, lançado em 2023, também contribuiu.
  • Enquanto isso, a Tesla prioriza o desenvolvimento de tecnologia de direção autônoma, em detrimento de novos modelos acessíveis.
tesla
Dados revelam queda histórica na fidelidade à marca e migração crescente para concorrentes (Imagem: Nadezda Murmakova/Shutterstock.com)

Clientes que antes compravam Tesla agora preferem concorrentes

Dados da S&P mostram ainda que, até meados de 2024, a Tesla ganhava quase cinco novos clientes para cada um perdido. Em 2025, esse número caiu para menos de dois. Marcas como Rivian, Polestar e Porsche estão atraindo mais ex-clientes da Tesla.

Apesar da crise de imagem e da queda nas vendas (8% nos EUA, 33% na Europa no primeiro semestre de 2025), investidores como Brian Mulberry acreditam no potencial da Tesla com robotáxis e licenciamento de tecnologia autônoma.

Logo da Tesla ao lado da foto de Musk
Polêmicas de seu CEO e falta de modelos acessíveis fizeram clientes que usavam Tesla optar por outras marcas (Imagem: Muhammad Alimaki/Shutterstock)
Leandro Costa Criscuolo
Colaboração para o Olhar Digital

Leandro Criscuolo é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Já atuou como copywriter, analista de marketing digital e gestor de redes sociais. Atualmente, escreve para o Olhar Digital.

Lucas Soares
Editor(a)

Lucas Soares é jornalista formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e atualmente é editor de ciência e espaço do Olhar Digital.