Uber busca investidores para impulsionar os robotáxis

Empresa negocia com bancos e fundos para ampliar frota autônoma e reduzir custos operacionais
Por Leandro Costa Criscuolo, editado por Bruno Capozzi 06/08/2025 14h06
uber
Imagem: Kapustin Igor/Shutterstock
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

A Uber está negociando com empresas de private equity e bancos para levantar recursos que viabilizem a expansão de seu negócio de robotáxis, afirmou o CEO Dara Khosrowshahi. As informações são da Reuters.

A estratégia inclui parcerias como a firmada com a Lucid e a Nuro, no valor de US$ 300 milhões, que prevê a implantação de mais de 20 mil veículos autônomos nos próximos seis anos.

uber
Plano envolve parcerias bilionárias, modelos de receita variados e possível venda de participações (Imagem: JHVEPhoto / Shutterstock.com)

Novos modelos de negócios

  • Atualmente, a empresa já oferece robotáxis da Waymo (subsidiária da Alphabet) via app em cidades como Austin e Atlanta.
  • Segundo Khosrowshahi, a Uber pretende operar com três modelos de negócios nesse setor.
  • Serão o pagamento fixo a parceiros, divisão de receita com frotas e propriedade de veículos, além da possibilidade de licenciar o software de direção autônoma.

“Estamos conversando com private equity e bancos. Assim que provamos o potencial de receita diária desses veículos, haverá capital disponível”, disse o CEO.

Leia mais:

uber
Corrida pelos robotáxis acelera e a Uber quer liderar a disputa – Imagem: Kevin McGovern/Shutterstock

Inicialmente, a empresa usará apenas uma fração do seu fluxo de caixa anual de US$ 7 bilhões e poderá vender participações minoritárias para apoiar o crescimento.

Mais lucro com veículos autônomos

Analistas veem nos robotáxis uma forma de reduzir custos com motoristas e aumentar a margem de lucro. Apesar de desafios regulatórios e ceticismo quanto à adoção em larga escala, empresas como Tesla e Waymo avançam no setor, apostando em um mercado potencial trilionário.

A Uber, por sua vez, afirma não ter notado impacto da entrada da Tesla em cidades onde ambas atuam.

Uber negocia bilhões para lançar robotáxis em larga escala – Imagem: Marlon Trottmann/Shutterstock
Leandro Costa Criscuolo
Colaboração para o Olhar Digital

Leandro Criscuolo é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Já atuou como copywriter, analista de marketing digital e gestor de redes sociais. Atualmente, escreve para o Olhar Digital.

Bruno Capozzi é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero e mestre em Ciências Sociais pela PUC-SP, tendo como foco a pesquisa de redes sociais e tecnologia.