NASA pode destruir satélite fundamental para pesquisas climáticas

Pedido teria sido feito pelo presidente dos EUA, Donald Trump, em meio aos esforços para reduzir os gastos da NASA
Por Alessandro Di Lorenzo, editado por Bruno Capozzi 06/08/2025 11h14, atualizada em 06/08/2025 21h17
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

A NASA estaria planejando encerrar diversas missões espaciais após pedido do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Entre as mais importantes está a de um satélite projetado para fazer medições precisas de dióxido de carbono na atmosfera da Terra.

Pesquisadores alertam que a decisão poderia prejudicar o trabalho de monitoramento dos efeitos das mudanças climáticas. Se confirmado, seria mais um “ataque” do republicano contra iniciativas que visam reverter o aumento médio das temperaturas do nosso planeta.

NASA avalia encerrar missão (Imagem: Tada Images/Shutterstock)

Equipamento é considerado o melhor para medição de CO₂ do espaço

  • Em 2009, a agência espacial dos Estados Unidos lançou o Orbiting Carbon Observatory (OCO).
  • O objetivo da missão era ajudar a desenvolver ações contra as mudanças climáticas.
  • Infelizmente, o satélite apresentou falhas e não entrou na órbita planejada.
  • Alguns anos depois, em 2014, a NASA lançou o OCO-2, que fornece dados aos cientistas até hoje.
  • Ele é considerado o melhor equipamento disponível atualmente para medição de dióxido de carbono a partir do espaço.
  • Os dados fornecidos também já foram usados, por exemplo, para criar mapas da fotossíntese na Terra, melhorando o rendimento das colheitas e criando formas mais eficazes de combater secas.

Leia mais

Satélite realiza medições precisas de dióxido de carbono na atmosfera da Terra (Imagem: Quality Stock Arts/Shutterstock)

Encerramento da missão traria grandes prejuízos

Apesar do sucesso da missão, o satélite entrou na mira do governo Trump. De acordo com funcionários da NASA que preferiram não ser identificados, a agência espacial recebeu um pedido direto do presidente para encerrar o trabalho. Eles não citam, no entanto, nenhuma justificativa para a decisão.

O caso gerou reações. A deputada democrata Zoe Lofgren disse que eliminar fundos ou reduzir as operações dos satélites de observação da Terra seria catastrófico e prejudicaria gravemente nossa capacidade de prever, gerenciar e responder a desastres climáticos e climáticos severos. Ela ainda condenou o governo Trump por querer cortar recursos da NASA.

Donald Trump
Trump quer reduzir o orçamento da NASA (Imagem: Chip Somodevilla/Shutterstock)

Cientistas ainda destacam que, além de ser prejudicial para o combate à crise climática, encerrar o projeto seria um desperdício de dinheiro. A missão custou cerca de US$ 750 milhões, enquanto a manutenção custa US$ 15 milhões por ano, um preço não proibitivo para os cofres da Casa Branca. As informações são da NPR.

Alessandro Di Lorenzo
Colaboração para o Olhar Digital

Alessandro Di Lorenzo é formado em Jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e atua na área desde 2014. Trabalhou nas redações da BandNews FM em Porto Alegre e em São Paulo.

Bruno Capozzi é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero e mestre em Ciências Sociais pela PUC-SP, tendo como foco a pesquisa de redes sociais e tecnologia.