Terremoto na Rússia desencadeou erupção de seis vulcões

Tremor de magnitude 8,8 foi considerado o sexto mais forte da era moderna e também provocou a ocorrência de tsunamis
Alessandro Di Lorenzo06/08/2025 09h58
vulcao-1-1920x1080
Imagem: Clive Kim/Pexels
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

terremoto de magnitude 8,8 que atingiu o leste da Rússia no final de julho foi considerado o sexto mais forte da era moderna. O tremor provocou tsunamis de até quatro metros de altura que atingiram a costa russa, além de ondas menores em outros países.

O evento foi tão forte que também desencadeou a erupção do vulcão Klyuchevskoi, localizado na península de Kamchatka. Uma semana depois, pelo menos outras cinco erupções foram registradas em território russo.

Risco de tsunami após terremoto na Rússia deixa países em alerta
Terremoto provocou ondas gigantes em vários países (Imagem: Justin Bartels/iStock)

Tremor ocorreu na maior zona vulcânica do mundo

De acordo com a Live Science, as erupções dos vulcões Shiveluch, Bezymianny, Karymsky, Avachinsky e Krasheninnikov também foram causadas pelo terremoto e continuam até hoje. Todos eles estão localizados no chamado Círculo de Fogo do Pacífico, a maior zona sísmica e vulcânica do mundo.

Segundo os cientistas, a recente onda de erupções simultâneas não é algo fora do comum. O estresse no solo causado pelo forte abalo sísmico da semana passada teria facilitado a passagem do magma até a superfície.

vulcão rússia
Vulcão Klyuchevskoi, na península de Kamchatka, foi o primeiro a entrar em erupção (Imagem: GENNADY TEPLITSKIY/Shutterstock)

A boa notícia é que a região afetada conta com pouca presença de populações humanas. No entanto, as erupções podem representar um risco para os aviões, por exemplo. Além disso, o Ministério de Situações de Emergência da Rússia alertou que o vulcão Mutnovsky também pode entrar em erupção nos próximos dias.

Leia mais

Linhas registradas por sismógrafo durante terremoto
Magnitude do tremor foi de 8,8 (Imagem: MuhsinRina/Shutterstock)

Terremoto foi o sexto mais forte da era moderna

  • O epicentro do terremoto foi a cerca de 125 km a sudeste da cidade de Petropavlovsk-Kamchatsky, que possui 165 mil habitantes e está localizada na Baía de Avancha, extremo leste russo.
  • Já a profundidade foi de 19,3 km.
  • A região possui cerca de 1,25 mil km de extensão e fica entre o Oceano Pacífico e o Mar de Okhtosk.
  • O tremor foi seguido de abalos secundários de 6,3 e 6,9 graus, respectivamente.
  • O governador regional de Kamtchatka, Vladimir Solodov, confirmou que a infraestrutura local foi danificada e que dezenas de pessoas ficaram feridas.
  • Apesar do tamanho do terremoto, ninguém morreu.
Alessandro Di Lorenzo
Colaboração para o Olhar Digital

Alessandro Di Lorenzo é formado em Jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e atua na área desde 2014. Trabalhou nas redações da BandNews FM em Porto Alegre e em São Paulo.