Instagram acaba de ficar mais parecido com TikTok e Snapchat

Recurso inspirado em funções do TikTok e Snapchat permite explorar locais com base em postagens e amplia possibilidades de compartilhamento no app
Por Leandro Costa Criscuolo, editado por Bruno Capozzi 06/08/2025 15h55
instagram
Imagem: Charles-McClintock Wilson/Shutterstock
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

O Instagram está expandindo suas funcionalidades com três novos recursos: Instagram Map, Reposts e a aba “Amigos” no Reels — todos com forte inspiração em plataformas rivais como Snapchat e TikTok.

Mostramos por aqui, meses atrás, que o recurso do mapa já vinha sendo testado no Brasil, mas agora a função vem sendo disponibilizada de maneira mais ampla.

Recurso de mapa permite descobrir eventos e lugares por postagens – Imagem: Instagram

Como será o Instagram Maps

  • Lançado nos EUA e em breve disponível globalmente, o Instagram Map permite que usuários compartilhem sua localização mais recente (opcional e desativada por padrão) e descubram conteúdo com base em lugares visitados por amigos e criadores.
  • Embora não forneça atualizações em tempo real como o Snap Map, permite visualizar postagens feitas em determinados locais, como festivais ou restaurantes.
  • O mapa também incorpora as “Notas”, pequenas mensagens que usuários podem deixar visíveis para outros. Esse movimento remete à extinta rede Zenly, encerrada pelo Snap em 2023.

Leia mais:

Instagram amplia ferramentas para conectar, explorar e compartilhar – Imagem: Instagram

Reposts de Reels e postagens públicas

Seguindo os passos do TikTok e do X (ex-Twitter), o Instagram agora permite repostagens de Reels e posts públicos. Essas republicações aparecem tanto no feed dos amigos quanto em uma nova aba “Reposts” no perfil do usuário. Também é possível adicionar um comentário à republicação.

Já disponível globalmente, a aba “Amigos” mostra os Reels públicos com os quais seus amigos interagiram — curtidas, comentários, repostagens ou criações próprias. Para preservar a privacidade, é possível ocultar ou silenciar suas interações ou as de outros usuários.

Com essas novidades, o Instagram busca consolidar seu ecossistema social, ampliando suas ferramentas de descoberta, compartilhamento e engajamento — e se posiciona com mais força frente ao Snapchat e TikTok.

Instagram Map, Reposts e aba “Amigos” chegam para reforçar engajamento e disputar espaço com rivais – Imagem: Instagram
Leandro Costa Criscuolo
Colaboração para o Olhar Digital

Leandro Criscuolo é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Já atuou como copywriter, analista de marketing digital e gestor de redes sociais. Atualmente, escreve para o Olhar Digital.

Bruno Capozzi é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero e mestre em Ciências Sociais pela PUC-SP, tendo como foco a pesquisa de redes sociais e tecnologia.