Governo dos EUA vai pagar só US$ 1 para usar o ChatGPT

Iniciativa busca acelerar uso da IA no setor público com acesso quase gratuito e suporte de alto nível
Por Leandro Costa Criscuolo, editado por Bruno Capozzi 06/08/2025 17h41
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(Imagem: Robert Way/Shutterstock)
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A OpenAI anunciou que disponibilizará o ChatGPT Enterprise para agências do governo federal dos EUA por apenas US$ 1 durante um ano, como parte de um esforço para integrar inteligência artificial às operações públicas a custo quase zero.

A iniciativa é fruto de uma parceria com a Administração de Serviços Gerais dos EUA e inclui também o acesso ao Modo de Voz Avançado por 60 dias extras.

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Empresa fortalece laços com o governo e abre escritório na capital para expandir influência regulatória (Imagem: Svet foto/Shutterstock)

OpenAI se fortalece no cenário político

  • Segundo a empresa, o objetivo é tornar os serviços públicos “mais rápidos, fáceis e confiáveis”, ampliando o acesso aos benefícios da IA no setor público.
  • A medida ocorre em meio a uma estratégia mais ampla da OpenAI para fortalecer sua presença política em Washington, incluindo a abertura de um escritório na capital no início do próximo ano.
  • Em paralelo, a empresa lançou em junho o programa OpenAI for Government, já vinculado a um contrato de até US$ 200 milhões com o Departamento de Defesa.

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OpenAI entrega ChatGPT a agências federais quase de graça – Imagem: xlaura / Shutterstock

Venda de ações a caminho

No campo empresarial, a OpenAI está em negociações para uma possível nova venda de ações, o que pode elevar sua avaliação para cerca de US$ 500 bilhões, segundo a CNBC.

Em março, a empresa já havia levantado US$ 40 bilhões, com uma avaliação de US$ 300 bilhões — o maior montante já captado por uma empresa privada de tecnologia.

Logo da OpenAI em um navegador de internet
A OpenAI já recebeu US$ 200 milhões do Departamento de Defesa e pode ser avaliada em US$ 500 bilhões – Imagem: QINQIE99/Shutterstock
Leandro Costa Criscuolo
Colaboração para o Olhar Digital

Leandro Criscuolo é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Já atuou como copywriter, analista de marketing digital e gestor de redes sociais. Atualmente, escreve para o Olhar Digital.

Bruno Capozzi é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero e mestre em Ciências Sociais pela PUC-SP, tendo como foco a pesquisa de redes sociais e tecnologia.