iFood lança IA no WhatsApp que pode ajudar a vender mais

Assistente funciona como uma mentora de donos de restaurantes que atuam na plataforma, analisando dados de desempenho e gerando provocações
Por Bruna Barone, editado por Ana Luiza Figueiredo 06/08/2025 03h34, atualizada em 01/09/2025 19h51
shutterstock_1636890811-1-1920x1080
Agente virtual está em fase de testes com mais de 10 mil parceiros (Imagem: Antonio Salaverry/Shutterstock)
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Cris” é o nome da nova inteligência artificial (IA) generativa do iFood. A agente virtual está em fase de testes com mais de 10 mil parceiros da plataforma com o objetivo de propor ações práticas que ajudem os estabelecimentos a vender mais.

Integrada ao WhatsApp, a IA tira as dúvidas do dia a dia, acompanha números como pedidos recebidos, GMV (Volume Bruto de Mercadorias), cancelamentos e avaliações. A expectativa é que a ferramenta seja ampliada para uso até março de 2026.

“Cris foi pensada para ser alguém que entende os desafios do delivery e ajuda a tomar decisões com mais segurança e agilidade, baseada em dados. Ela não só responde dúvidas, como antecipa oportunidades e compara informações”, diz Eduardo Olímpio, diretor de tecnologia do iFood, com foco em soluções para restaurantes.

Assistente funciona como uma mentora de donos de restaurantes (Imagem: Leonidas Santana/Shutterstock)

Mentora 24 horas por dia

A assistente funciona como uma mentora de donos de restaurantes que atuam na plataforma, analisando dados de desempenho e gerando provocações como “Você sabe quais são seus pratos mais vendidos? Podemos usar isso para montar combos com desconto e atrair mais pedidos e clientes”.

“A agente virtual mostra quantas pessoas visualizaram pratos específicos, revisaram pedidos e, de fato, compraram. A partir disso, aponta gargalos, como pratos muito acessados e pouco vendidos, e sugere melhorias em descrição, foto ou preço. Cris também consegue comparar a taxa de conversão com a média dos concorrentes da mesma região e categoria”, informa o comunicado.

Até o fim do ano passado, o iFood contava com 380 mil estabelecimentos parceiros, movimentando cerca de 110 milhões de pedidos por mês, segundo o site E-commerce Brasil. O delivery de hambúrguer segue na liderança, enquanto as marmitas apresentaram o maior crescimento no ano, seguidas por itens de padaria e açaí.

iFood movimenta cerca de 110 milhões de pedidos por mês (Imagem: Lais Monteiro/Shutterstock)

Leia Mais:

IA com DNA brasileiro

Os primeiros testes da tecnologia foram realizados em dezembro de 2024, com novas funções acrescidas em maio deste ano. Com o novo lançamento, a empresa acumula 190 modelos proprietários de inteligência artificial.

A ideia é criar mais um canal de apoio aos parceiros da plataforma, na qual 80% são pequenos e médios empreendedores. “Cris representa mais um passo na missão de fazer com que todo restaurante tenha acesso à inteligência de dados para crescer de forma consistente, simples e eficiente”, afirma Olímpio.

Empresa acumula 190 modelos proprietários de inteligência artificial (Imagem: Leonidas Santana/Shutterstock)

Outra opção é o Portal do Parceiro, uma plataforma de gestão com informações de cada estabelecimento oferecida pelo iFood alimentada por dados que buscam melhorar a gestão dos restaurantes.

Bruna Barone
Colaboração para o Olhar Digital

Bruna Barone é formada em Jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero. Atuou como editora, repórter e apresentadora na Rádio BandNews FM por 10 anos. Atualmente, é colaboradora no Olhar Digital.

Ana Luiza Figueiredo é repórter do Olhar Digital. Formada em Jornalismo pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), foi Roteirista na Blues Content, criando conteúdos para TV e internet.