Embraer pode fechar o maior contrato da história da empresa

Fabricante brasileira de aeronaves está em processo licitatório de compra de 80 cargueiros militares pela Força Aérea Indiana
Por Bruna Barone, editado por Ana Luiza Figueiredo 07/08/2025 23h45, atualizada em 01/09/2025 19h49
shutterstock_2268321319-1920x1080
Turistas visitam o KC-390 em evento da Aero India (Imagem: AjayTvm/Shutterstock)
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

A Embraer pode abrir uma fábrica de aeronaves na Índia em um contrato que deve se tornar o maior da história da empresa. O projeto ainda está em fase de licitação, conforme Márcio Monteiro, vice-presidente de Inteligência de Mercado da Embraer Defesa e Segurança, informou nesta quinta-feira (7), em um evento com empresários em Mumbai.

A unidade ficaria responsável pela produção do cargueiro militar C390 Millennium, que substituirá parte da frota da Força Aérea Indiana, segundo reportagem do Times Brasil. Se confirmada, a produção será realizada em parceria com o grupo indiano Mahindra.

O contrato prevê 80 unidades do modelo, que custa US$ 150 milhões (R$ 820 milhões pela cotação atual), segundo o UOL. O cargueiro transporta até 26 toneladas de carga, sendo capaz de realizar diversas missões, e é reconhecido pela velocidade e alcance estratégicos na sua categoria.

Cargueiro militar é usado para missões de salvamento pela FAB (Imagem: FAB/Divulgação)

Polo regional

Em maio, a Embraer anunciou a instalação de um escritório em Nova Déli para “fortalecer suas frentes de atuação em defesa, aviação comercial, executiva, serviços & suporte e no crescente setor de mobilidade aérea urbana”.

Atualmente, as Forças Indianas operam a aeronave Legacy 600, usada para o transporte de funcionários de governos e VIPs pela Força Aérea Indiana (IAF) e pela Força de Segurança de Fronteira (BSF), além da aeronave AEW&C ‘Netra’.

Escritório da Embraer em Nova Delhi vai atender mercado da Ásia (Imagem: Naresh Sharma/iStock)

No setor comercial, a empresa vê oportunidades de venda de jatos da linha E2, a aeronave mais silenciosa na categoria de corredor único que comporta até 150 passageiros.

Leia Mais:

Ampliando mercados

A Embraer também anunciou a conclusão do acordo de leasing (um tipo de aluguel/arrendamento) de dez jatos E195-E2 para a Airlink, maior companhia aérea regional de serviço completo da África do Sul. Parceira desde 2001, a empresa já opera uma frota de 68 jatos fabricados pela empresa brasileira, e deve receber o primeiro lote no final de 2025, com conclusão até 2027. 

Primeiro lote das novas aeronaves será enviado à África do Sul no final deste ano(Imagem: Embraer/Divulgação)

“As novas aeronaves terão um layout confortável de classe única com 136 assentos na configuração 2×2. Os jatos proporcionarão à Airlink um aumento de capacidade e de alcance, ampliando sua competitividade em rotas de alta densidade e criando oportunidades para novas rotas em mais destinos na África Subsaariana”, diz a nota.

Bruna Barone
Colaboração para o Olhar Digital

Bruna Barone é formada em Jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero. Atuou como editora, repórter e apresentadora na Rádio BandNews FM por 10 anos. Atualmente, é colaboradora no Olhar Digital.

Ana Luiza Figueiredo é repórter do Olhar Digital. Formada em Jornalismo pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), foi Roteirista na Blues Content, criando conteúdos para TV e internet.