Prepare o casaco! Frio ganha força e temperaturas despencam no fim de semana

Essa massa de ar frio deve fazer com que as temperaturas mínimas fiquem próximas de 0ºC, além de favorecer a ocorrência de geada
Alessandro Di Lorenzo07/08/2025 09h27, atualizada em 08/08/2025 09h04
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Uma nova frente fria começou a avançar pelo Sul do Brasil nesta quinta-feira (7). A previsão é que ela derrube as temperaturas também nas regiões Sudeste e Centro-Oeste do país a partir desta sexta-feira (8).

Segundo os meteorologistas, essa massa de ar frio também deve favorecer a ocorrência de geada em vários estados brasileiros. No entanto, não há condições favoráveis para a ocorrência de neve nos próximos dias.

geada minas gerais
Massa de ar frio favorece ocorrência de geadas (Imagem: Carina Furlanetto/Shutterstock)

Frio deve ser acompanhado pela chuva em várias regiões

  • De acordo com a MetSul Meteorologia, a primeira forte massa de ar frio do mês de agosto será responsável por provocar queda de temperatura em dez estados brasileiros, além de geada em muitos pontos do Centro-Sul do país.
  • O frio começou a ingressar no Rio Grande do Sul a partir do Oeste e do Sul gaúcho nesta quinta.
  • No decorrer da sexta, este sistema irá cobrir todo o Sul do país e alcançará áreas do Mato Grosso do Sul e do Mato Grosso.
  • Já no fim de semana, o ar frio avança até o Sul de Goiás e atinge todo o estado de São Paulo, o Rio de Janeiro e partes de Minas Gerais e do Espírito Santo.
  • Também há previsão de chuva na maior parte do Sul do Brasil, em parte do Mato Grosso do Sul e de São Paulo, no Sul de Minas, Rio de Janeiro e Espírito Santo nos próximos dias.

Leia mais

Chuva também irá marcar presença nos próximos dias (Imagem: Nelson Antoine/Shutterstock)

Frio intenso, mas não como das últimas vezes

Embora trate-se de uma incursão de ar frio forte para os padrões de agosto, a massa de ar frio não será tão intensa quanto as duas do mês de junho. Na oportunidade, as temperaturas mínimas chegaram a marcas de -9ºC, no Rio Grande do Sul, e de -10ºC, em Santa Catarina.

Isso não significa, no entanto, que não fará bastante frio. Já na noite de sexta são possíveis marcas negativas entre os Campos de Cima da Serra do Rio Grande do Sul e o Planalto Sul Catarinense. Em Porto Alegre e Curitiba, por exemplo, as temperaturas se aproximam de 0ºC durante as madrugadas.

Duas mulheres de costas e com blusas de frio
Mínimas ficam próximas de 0ºC (Imagem: bibistudio/Shutterstock)

Já na cidade de São Paulo, a madrugada mais fria deve ser a da próxima segunda-feira (11), com mínimas de 3ºC. As temperaturas voltam a subir a partir da quarta-feira (13), podendo se aproximar novamente da casa dos 20ºC em parte do Centro-Sul do Brasil.

Alessandro Di Lorenzo
Colaboração para o Olhar Digital

Alessandro Di Lorenzo é formado em Jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e atua na área desde 2014. Trabalhou nas redações da BandNews FM em Porto Alegre e em São Paulo.