Apple e Samsung prometem lançar tecnologia “inovadora” de chips

As duas gigantes do setor de tecnologia irão trabalhar em parceria para produzir sensores de imagem digital
Por Alessandro Di Lorenzo, editado por Lucas Soares 07/08/2025 08h50
apple-samsung-1-1920x1027
Imagem: 1000 Words/RYO Alexandre/Shutterstock
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Duas gigantes do setor de tecnologia estão se unindo para produzir sensores de imagem digital. A ideia é que a Apple e a Samsung trabalhem de forma conjunta para desenvolver os dispositivos que serão usados em futuros modelos de iPhone.

De acordo com o The Financial Times, a empresa de Tim Cook já está trabalhando com semicondutores da companhia sul-coreana em Austin, no Texas. O objetivo é lançar “uma nova tecnologia inovadora para a fabricação de chips, que nunca foi usada antes em nenhum lugar do mundo”.

Sensores de imagem digital estarão em iPhones em breve (Imagem:Wongsakorn 2468/Shutterstock)

Dispositivos serão usados na linha iPhone 18

  • Segundo a reportagem, a Samsung usará a tecnologia avançada de produção de chips para produzir sensores de imagem empilhados de três camadas.
  • Estes dispositivos serão usados na linha iPhone 18, prevista para ser lançada no ano que vem.
  • A parceria faz parte do Programa de Manufatura Americana da Apple, que prevê investimentos de US$ 600 bilhões (mais de R$ 3,2 trilhões) dentro dos Estados Unidos.
  • Em comunicado, a empresa afirmou que, ao trazer a tecnologia para os EUA primeiro, esta instalação fornecerá chips que otimizam a energia e o desempenho dos produtos.

Leia mais

donald trump acena
Tarifaço de Donald Trump impulsionou nova parceria (Imagem: Rawpixel.com/Shutterstock)

Impacto direto das tarifas de Trump

Ainda segundo o The Financial Times, as tarifas comerciais impostas pela Casa Branca podem estar por trás da nova parceria. Isso porque a Sony é, atualmente, a única fornecedora de sensores de imagem da Apple. Estes produtos são fabricados no Japão sob contrato com a Taiwan Semiconductor Manufacturing Company (TSMC).

O problema é que a Sony, ao contrário da Samsung, não possui uma instalação de fabricação de chips com sede nos Estados Unidos. Dessa forma, as operações ficam suscetíveis ao tarifaço imposto por Donald Trump para produtos de fora dos EUA.

Logo da Sony em um smartphone, que está em cima de um notebook
Sony não produz chips dentro dos EUA (Imagem: JarTee/Shutterstock)

Apesar do cenário desafiador, a Sony afirmou que está avançando no fornecimento de tecnologia de sensores para os clientes da empresa. Ainda destacou que trabalha incansavelmente para aperfeiçoar os produtos.

Alessandro Di Lorenzo
Colaboração para o Olhar Digital

Alessandro Di Lorenzo é formado em Jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e atua na área desde 2014. Trabalhou nas redações da BandNews FM em Porto Alegre e em São Paulo.

Lucas Soares
Editor(a)

Lucas Soares é jornalista formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e atualmente é editor de ciência e espaço do Olhar Digital.