Mais inteligente, confiável e gratuito: OpenAI anuncia o GPT-5

Modelo foi descrito como o mais inteligente, poderoso e confiável da OpenAI até agora
Vitoria Lopes Gomez07/08/2025 14h04, atualizada em 08/08/2025 09h02
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

A OpenAI realizou nesta quinta-feira (7) uma transmissão ao vivo para apresentar oficialmente o GPT-5. O modelo de inteligência artificial é descrito como o mais inteligente e poderoso da desenvolvedora, e já está disponível para todos os usuários – inclusive, de graça.

No evento, o CEO Sam Altman foi direto ao ponto: logo no início, já anunciou o GPT-5, o descrevendo como uma IA “superpoderosa”, com avanços significativos em relação ao GPT-4. Além disso, segundo ele, é um passo importante para a inteligência artificial geral.

Altman abriu o evento indo direto ao ponto: o GPT-5 (Imagem: OpenAI/Reprodução de tela)

GPT-5 é o mais inteligente da OpenAI até agora

Segundo Altman e outros pesquisadores da OpenAI que participaram do evento, o GPT-5 traz avanços significativos em relação ao GPT-4. Inclusive, é o “mais inteligente” da empresa até agora – além de mais rápido, mais poderoso e também mais simples (nas palavras deles).

Entre as novidades, a equipe apresentou testes que comprovam que o modelo teve desempenho satisfatório em matemática e assuntos relacionados à saúde. Para Altman, usar o GPT-5 é como conversar com um expert nesses assuntos.

Além disso, a IA também faz coisas por você. É possível, por exemplo, pedir que a ferramenta planeje uma festa completa e mande os convites, sozinha. Ou monte um website ou um aplicativo por conta própria a partir de um único prompt.

Outra novidade é que o ChatGPT terá integração com o Gmail e com o Google Calendar. No teste ao vivo, a pesquisadora demonstrou como o modelo consegue ajudá-la a planejar sua semana de acordo com seus compromissos – ou até lembrá-la de responder um e-mail pendente.

Sam Altman também já havia prometido que o GPT-5 teria melhorias relacionadas à integração com voz e vídeo… e isso se concretizou. O modelo traz traduções “mais consistentes”, linguagem natural para conversas por voz e integração com vídeo ao vivo (inclusive, para usuários não pagantes). Na demonstração, um dos pesquisadores conseguiu praticar coreano conversando com a ferramenta.

Pesquisadores criaram um app ao vivo usando o GPT-5 (Imagem: OpenAI/Reprodução de tela)

Modelo tem menos alucinações – e mais personalidades

Na apresentação, os especialistas da OpenAI reconheceram que muitos modelos de IA – incluindo os da própria empresa – costumam ter alucinações (quando inventam informações). A desenvolvedora revelou que fez melhorias que diminuem essas alucinações, tornando o GPT-5 o modelo mais “preciso” e “confiável do mundo”.

Além disso, agora ele admite explicitamente quando não consegue gerar uma resposta ou lidar com uma demanda, o que deve diminuir erros.

Outra novidade é que o GPT-5 torna o ChatGPT mais personalizável:

  • Os usuários poderão configurar um tom de voz para a ferramenta de acordo com suas necessidades, para gerar respostas mais profissionais, acolhedoras ou até satíricas. São quatro opções: Cínico, Robô, Ouvinte e Nerd;
  • Mas não é necessário configurar manualmente, se você não quiser. A promessa da OpenAI é tornar o modelo mais fácil de usar e, por isso, o ChatGPT também faz isso por conta própria;
  • Há também novas opções de personalização para desenvolvedores, com mais detalhamento e contextos da vida real, por exemplo.
gpt-5
GPT-5 já está disponível (Imagem: JarTee / Shutterstock.com)

GPT-5 está disponível de graça

O GPT-5 já está disponível para assinantes dos planos Plus (de US$ 20 por mês) e Pro (US$ 200 por mês) do ChatGPT. Ele chegará para usuários Enterprise e Edu na semana que vem, no dia 14.

E a melhor parte: o modelo também está disponível para usuários não pagantes (sim, tem uma versão grátis). Mas claro, há diferenças entre as versões pagas e a gratuita, como limites de uso (os tokens) e consultas via API.

No total, são três tamanhos do modelo: GPT-5, GPT-5-nano e GPT-5-mini. O que muda é o tempo de raciocínio que cada um deles dedica para cada tarefa.

Os pesquisadores ainda destacaram que estão animados para ver os casos de uso empresariais e de desenvolvedores. Segundo uma das pesquisadoras, o GPT-5 é o melhor modelo para codificação e desenvolvedores, porque (além dos testes tradicionais) também foi testado em tarefas da vida real.

Vitória Lopes Gomez é jornalista formada pela UNESP e redatora no Olhar Digital.

Ícone tagsTags: