Google nega queda no tráfego da web por causa da IA

Empresa afirma que cliques orgânicos se mantêm estáveis e que usuários estão acessando conteúdo mais relevante
Por Leandro Costa Criscuolo, editado por Layse Ventura 07/08/2025 07h00, atualizada em 01/09/2025 19h55
google-ia-1920x1080
(Imagem: Marco Lazzarini/Shutterstock)
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

O Google publicou nesta quarta-feira (6) uma resposta oficial aos relatos de que seus recursos de inteligência artificial estariam reduzindo o tráfego enviado a sites.

Em uma postagem assinada por Liz Reid, vice-presidente e chefe de Pesquisa, a empresa afirma que o volume total de cliques orgânicos da busca “permaneceu relativamente estável ano após ano”.

google modo ia
Ferramentas com inteligência artificial estariam ampliando o engajamento, segundo a vice-presidente de Pesquisa do Google – Imagem: Tada Images/Shutterstock

Google esclarece que IA tem ajudado nas buscas e tráfego

  • O Google diz que ferramentas como as Visões Gerais de IA (AI Overviews) e o Modo IA (AI Mode) estão, na verdade, ampliando o tipo de perguntas feitas pelos usuários e mostrando mais links úteis nas páginas de resultados.
  • “Estamos enviando um pouco mais de cliques de qualidade do que há um ano”, afirma a executiva.
  • Por “cliques de qualidade”, o Google se refere a acessos em que o usuário permanece no site, indicando interesse no conteúdo.

Leia mais

Google diz que IA não “rouba cliques” — e que usuários estão mais engajados (Imagem: Proxima Studio/Shutterstock)

Dados sobre queda de audiência seriam “imprecisos”

Segundo o Google, os dados apresentados contrastam com “relatórios imprecisos de terceiros”, baseados em metodologias falhas ou mudanças que antecedem a introdução da IA na busca.

A empresa também atribui variações no tráfego a mudanças no comportamento do público, que estaria priorizando fóruns, vídeos, podcasts e conteúdos com “vozes autênticas” e perspectivas originais. “Sites que atendem a essas novas demandas estão, em geral, vendo crescimento no tráfego”, diz a nota.

Por fim, o Google defende que continua comprometido com o ecossistema da web, enviando “bilhões de cliques todos os dias”. O modelo de negócios da empresa, centrado em publicidade digital, reforça esse compromisso – manter a web saudável é também uma necessidade comercial.

busca google
Resposta do Google ocorre após críticas de que respostas automáticas de IA estariam prejudicando o tráfego de resultados na busca da web – Imagem: PixieMe/Shutterstock
Leandro Costa Criscuolo
Colaboração para o Olhar Digital

Leandro Criscuolo é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Já atuou como copywriter, analista de marketing digital e gestor de redes sociais. Atualmente, escreve para o Olhar Digital.

Layse Ventura
Editor(a) SEO

Layse Ventura é jornalista (Uerj), mestre em Engenharia e Gestão do Conhecimento (Ufsc) e pós-graduada em BI (Conquer). Acumula quase 20 anos de experiência como repórter, copywriter e SEO.