Elon Musk confirma: projeto de supercomputador da Tesla acabou

Mudança drástica redireciona recursos para um novo projeto de chips, que promete impulsionar direção autônoma e robôs humanoides
Leandro Costa Criscuolo11/08/2025 17h10
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Imagem: kovop/Shutterstock
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Após as informações que surgiram na semana passada sobre o fim do projeto do supercomputador de inteligência artificial da Tesla, chamado Dojo, e a dissolução da equipe responsável, Elon Musk, CEO da companhia, veio a público confirmar o que já estava sendo reportado.

Em postagem no X (Twitter), Musk explicou que o Dojo 2 tornou-se “um beco sem saída evolutivo” e que o desenvolvimento do chip D2 foi arquivado.

A nova estratégia concentra todos os recursos nos chips AI5 — voltado para o sistema de assistência ao motorista FSD — e AI6, projetado tanto para direção autônoma e robôs humanoides quanto para treinamento de IA em larga escala. Os dois são produzidos, respectivamente, pela TSMC e pela Samsung.

Logo da Tesla ao lado da foto de Musk
Tesla troca supercomputador por nova geração de chips (Imagem: Muhammad Alimaki/Shutterstock)

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Foco da montadora em novos chips

  • Musk afirmou que manter dois projetos de chips muito diferentes não faz sentido e que, para reduzir custos e a complexidade de cabeamento, a Tesla deve adotar placas que integrem múltiplos chips AI5/AI6, solução que ele apelidou de “Dojo 3”.
  • Lançado em 2019 como peça-chave para alcançar autonomia total em veículos e desenvolver robôs humanoides, o Dojo já vinha perdendo destaque desde 2024.
  • Na época, Musk começou a promover o supercluster Cortex, planejado para a sede da Tesla em Austin — cujo status atual permanece incerto.
Foto de Elon Musk acima do logo da Tesla
Musk encerra Dojo 2 e redefine estratégia de IA da Tesla (Imagem: miss.cabul/Shutterstock)

Tesla ainda luta para recuperar resultados

A mudança ocorre em um cenário de queda nas vendas de veículos elétricos da Tesla, desgaste da marca por polêmicas envolvendo Musk e pressão para mostrar avanços concretos na autonomia, especialmente após o lançamento limitado e conturbado de robotáxis em Austin no ano passado, marcado por incidentes de direção problemáticos.

Apesar disso, a montadora recebeu na semana passada a aprovação regulatória que precisava para operar seu serviço de robotáxis no Texas.

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Empresa concentra esforços em arquitetura mais simples para reduzir custos e acelerar inovação – Imagem: Stock all/Shutterstock
Leandro Costa Criscuolo
Colaboração para o Olhar Digital

Leandro Criscuolo é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Já atuou como copywriter, analista de marketing digital e gestor de redes sociais. Atualmente, escreve para o Olhar Digital.