Quantos GB de memória RAM o seu celular realmente precisa? (Imagem: Freepik)
Milhares de fotos e vídeos em alta resolução. Aplicativos cada vez mais avançados, com jogos cujos gráficos parecem ter sido feitos para um console ou PC. Redes sociais, dezenas de abas abertas no buscador, arquivos de áudio no WhatsApp com o tamanho de um podcast… Isso sem contar o sistema operacional em si.
A lista de itens que podem estar lotando a capacidade de armazenamento do seu celular é grande. E é natural que assim seja. As empresas do setor estão entregando aparelhos cada vez melhores, com mais recursos e câmeras quase profissionais. Isso significa que os arquivos serão mais pesados. E a tendência é que esse movimento se intensifique.
Leia mais
Antigamente, os smartphones com 128 GB de memória eram o que a indústria tinha de melhor. Hoje, no entanto, eles não fazem mais sentido, principalmente pensando nos chamados flagships (ou, no Brasil, os celulares de ponta, topo de linha).
Os poderosos aparelhos ainda vêm, na maioria das vezes, com a opção básica de 128 GB de armazenamento, mas isso deve acabar. É o que aponta o site especializado gringo Android Authority.
No mundo da tecnologia, o termo “flagship” é usado para se referir aos produtos de ponta de uma empresa, aqueles que representam o ápice de inovação e desempenho. A tradução literal do termo seria “carro-chefe”.
Entre as características de um flagship estão design sofisticado, elementos únicos, funcionalidade aprimorada e um leque extenso de recursos.
Alguns exemplos notáveis de produtos desse tipo no setor de tecnologia incluem o iPhone Pro Max, da Apple, o Galaxy S Ultra, da Samsung, e o notebook ThinkPad X1, da Lenovo.
Você pode ler mais sobre os flagships neste outro texto do Olhar Digital.
As informações são do Android Authority.
Esta post foi modificado pela última vez em 11 de agosto de 2025 11:18