A Uber anunciou que irá implementar uma série de novas medidas com o objetivo de aumentar a segurança das viagens. Trata-se de um novo processo de verificação para todos os usuários da plataforma no Brasil.
A partir de agora, os usuários poderão ter um “selo de verificação” que será exibido no perfil dos passageiros e ficará visível para os motoristas antes de aceitarem a corrida. Segundo a empresa, a novidade será disponibilizada ao longo desta semana.

Verificação pode acontecer de forma automática
Em comunicado, a Uber destacou que a atualização deve reforçar a segurança na plataforma. A companhia ainda afirmou que a adoção do selo no perfil deve diminuir o tempo de espera dos passageiros por uma corrida.
Alguns usuários serão verificados automaticamente, enquanto outros deverão comprovar a sua identidade no próprio aplicativo. Isso será possível a partir do envio da foto de um documento e uma selfie. Para isso, basta acessar a opção “conta”, ir em “configurações”, clicar no seu perfil e depois em “começar a verificação”.

Essa atualização é parte do compromisso constante e prioritário da Uber com a segurança e experiência de todos os usuários da plataforma. Estamos sempre escutando os motoristas parceiros, testando e implementando novos recursos. O selo é um deles e será mostrado para o motorista indicando que o usuário passou por etapas adicionais de verificação.
Araceli Almeida, head de Operações de Segurança da Uber no Brasil
Leia mais
- Uber: passageiras poderão solicitar motoristas mulheres no app
- Uber busca investidores para impulsionar os robotáxis
- Uber cobra mais dos clientes e paga menos aos motoristas, diz estudo

Uber tem tentado aumentar a segurança das operações
- O Brasil será o segundo país a adotar o selo de verificação para passageiros.
- O recurso já funciona nos Estados Unidos, adicionando uma camada extra de checagem dos dados já fornecidos no cadastro no aplicativo.
- Ainda de acordo com a Uber, a iniciativa complementa outras ferramentas de segurança já existentes na plataforma.
- É o caso da validação da conta por meio do cartão de crédito e a verificação do CPF para pagamento em dinheiro.
- Além disso, há um sistema de machine learning que analisa os dados dos percursos já realizados por meio do app e identifica padrões para bloquear viagens consideradas arriscadas.