Ciclone extratropical pode ter criado maior onda já surfada no Brasil

Dois surfistas se aventuraram no mar de Laje da Jagua, em Santa Catarina, durante a passagem do fenômeno climático em 30 de julho deste ano
Alessandro Di Lorenzo12/08/2025 09h48
surfe-1-1920x1080
Imagem: EpicStockMedia/Shutterstock
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Ciclones extratropicais são fenômenos meteorológico caracterizados por um sistema de baixa pressão atmosférica e que se formam a partir do encontro de massas de ar quente e frio. Isso podem gerar ventos fortes e chuvas intensas. 

Outro efeito é a criação de ondas enormes. Foi exatamente isso o que aconteceu na Laje da Jagua, localizada em Jaguaruna, Santa Catarina, em 30 de julho deste ano. Mas esta data pode entrar para história por ter registrado a maior onda já surfada no Brasil.

Recorde atual de maior onda surfada no Brasil é de 14 metros (Imagem: Dudarev Mikhail/Shutterstock)

Dois surfistas se aventuraram no mar de Laje da Jagua

Hoje, o recorde de maior onda já surfada no país é de 14 metros, segundo a Big Waves Brasil (BWB). No entanto, é possível que elas tenham atingido a marca de 15 metros no mês passado. Parece loucura, mas dois surfistas (Marco Polo e o ex-BBB Lucas Chumbo) resolveram encarar o mar mesmo com a passagem do ciclone extratropical.

A análise do possível recorde está sendo feita pelo oceanógrafo Douglas Nemes, doutor em engenharia costeira e especialista em mecânica das ondas, a pedido da BWB. O resultado deve ser divulgado nos próximos dias. As informações são do G1.

ciclone extratropical
Ciclone extratropical atingiu a região no final de julho deste ano (Imagem: BEST-BACKGROUNDS/Shutterstock)

Ao longo de mais de duas décadas, desenvolvi técnicas próprias para medição, qualificação e análise da quebra de ondas, sempre com rigor científico. Além disso, por também ser surfista e ex-competidor, consegui unir a vivência prática no mar à precisão acadêmica.

Douglas Nemes, oceanógrafo

Leia mais

Laje da Jagua é famosa pelo tamanho das ondas (Imagem: reprodução/prefeitura de Jaguaruna)

Características geográficas ampliam tamanho das ondas

  • Localizada a 5,3 km da costa de Jaguaruna, a Laje da Jagua é uma formação rochosa submarina com cerca de dois quilômetros de extensão.
  • Essa característica faz com que as ondas aumentem de tamanho ao se aproximarem da costa.
  • Um fenômeno parecido com o que acontece em Nazaré, em Portugal, conhecida por suas ondas gigantescas.
  • No entanto, o ciclone extratropical que atingiu a costa catarinense no final de julho pode ter aumentado, ainda mais, a altura das ondas.
  • Saberemos ao certo nos próximos dias.
Alessandro Di Lorenzo
Colaboração para o Olhar Digital

Alessandro Di Lorenzo é formado em Jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e atua na área desde 2014. Trabalhou nas redações da BandNews FM em Porto Alegre e em São Paulo.