Google deixa você escolher sites preferidos na parte de notícias da Busca

Nova função “fontes preferidas” permite escolher sites para ter mais destaque na área “Principais Notícias” da Busca do Google
Pedro Spadoni12/08/2025 14h29
Pesquisa do Google em um smartphone
(Imagem: BINK0NTAN/Shutterstock)
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O Google começou a liberar, nesta terça-feira (12), um recurso que promete facilitar o acesso às notícias dos sites que o usuário mais acompanha. Chamado “fontes preferidas”, ele permite selecionar veículos de comunicação para aparecerem com mais destaque na área “Principais Notícias” da Busca.

No momento, a novidade está disponível apenas para usuários dos Estados Unidos e da Índia.

Como as ‘fontes preferidas’ funcionam na Busca do Google

A seção “Principais Notícias” aparece quando se pesquisa sobre algum evento ou acontecimento no Google. Com o novo recurso, usuários podem incluir portais favoritos nesta área. Eles serão exibidos sempre que publicarem conteúdo novo e relevante para a busca.

Montagem mostrando telas do novo recurso fontes preferidas da busca do Google
Usuários podem incluir portais favoritos na parte “Principais notícias” na Busca do Google (Imagem: Divulgação/Google)

As matérias dessas fontes terão um ícone de estrela ao lado do nome da publicação e também poderão aparecer em um carrossel menor chamado “Das suas fontes”.

Como configurar

Para escolher as fontes preferidas, basta pesquisar por um assunto e clicar no ícone ao lado do rótulo “principais notícias”. Depois, é só selecionar os sites desejados e atualizar a página para vê-los incluídos.

Não há limite para o número de fontes e, para quem já testou a função, as preferências serão aplicadas automaticamente.

A empresa começou a testar o “fontes preferidas” em junho. Agora, o recurso chega oficialmente, mas ainda sem previsão para ser liberado em outros países.

Outras fontes continuam aparecendo

Mesmo com a personalização, conteúdos de outros sites continuarão a ser exibidos. O recurso pode, por exemplo, destacar um portal local ou um blog de esportes.

Segundo comunicado publicado pelo Google, mais da metade dos usuários que testaram a novidade escolheu quatro ou mais fontes.

Leia mais:

Google nega queda no tráfego da web por causa da IA

O Google publicou recentemente uma resposta oficial aos relatos de que seus recursos de inteligência artificial estariam reduzindo o tráfego enviado a sites.

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Ferramentas com inteligência artificial estariam ampliando o engajamento, segundo a vice-presidente de Pesquisa do Google (Imagem: Tada Images/Shutterstock)

Em uma postagem assinada por Liz Reid, vice-presidente e chefe de Pesquisa, a empresa afirma que o volume total de cliques orgânicos da busca “permaneceu relativamente estável ano após ano”.

Google esclarece que IA tem ajudado nas buscas e tráfego

  • O Google diz que ferramentas como as Visões Gerais de IA (AI Overviews) e o Modo IA (AI Mode) estão, na verdade, ampliando o tipo de perguntas feitas pelos usuários e mostrando mais links úteis nas páginas de resultados;
  • “Estamos enviando um pouco mais de cliques de qualidade do que há um ano”, afirma a executiva;
  • Por “cliques de qualidade”, o Google se refere a acessos em que o usuário permanece no site, indicando interesse no conteúdo.

Ainda segundo o Google, os dados apresentados contrastam com “relatórios imprecisos de terceiros”, baseados em metodologias falhas ou mudanças que antecedem a introdução da IA na busca.

Saiba mais nesta matéria do Olhar Digital.

Pedro Spadoni
Redator(a)

Pedro Spadoni é jornalista formado pela Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep). Já escreveu para sites, revistas e até um jornal. No Olhar Digital, escreve sobre (quase) tudo.

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