Flamengo terá ônibus elétrico da BYD; conheça o modelo

Montadora chinesa entregou ônibus 100% elétrico que será usado por 1.100 atletas de diversas modalidades do clube
Por Bruna Barone, editado por Bruno Capozzi 13/08/2025 19h28
Captura-de-tela-2025-08-14-090033-1920x1080.png
Uma estação de recarga será instalada no Maracanãzinho (Imagem: Flamengo/Divulgação)
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

O Flamengo será o primeiro clube do Brasil a adotar um ônibus 100% elétrico da BYD para operações esportivas. E não será exclusividade do futebol (masculino e feminino) — o modelo BYD D9F será usado por 1.100 atletas de modalidades como basquete, ginástica artística, judô, nado artístico, natação e polo aquático.

O ônibus foi entregue em uma cerimônia na sede náutica de Remo do clube, na Gávea, Rio de Janeiro. Uma estação de recarga será instalada no Maracanãzinho, ginásio olímpico no complexo do Maracanã, para facilitar a operação. 

“Ao levar tecnologia de ponta BYD para o dia a dia de atletas de alto rendimento, mostramos que é possível oferecer conforto, segurança e eficiência sem abrir mão do compromisso com o meio ambiente. Esperamos que essa iniciativa inspire outras instituições e, assim, construímos um futuro mais limpo”, disse Marcello Schneider, Diretor de Veículos Comerciais e da Divisão Solar da BYD Brasil.

Ônibus foi entregue em uma cerimônia na sede náutica de Remo do clube, na Gávea (Imagem: Flamengo/Divulgação)

Ecologicamente correto

  • Com carrocerias de até 13 metros de comprimento, o novo ônibus do Flamengo tem funcionamento silencioso e autonomia de até 250 km;
  • Em um ano de uso, o veículo poderá evitar a emissão de 182 toneladas de CO²;
  • Motores integrados nas rodas do eixo traseiro contam com módulo eletrônico de controle de tração, garantindo força;
  • Suspensão pneumática dianteira e traseira oferece mais conforto para passageiros e motorista;
  • Freios a disco com ABS e sistema regenerativo aumentam a segurança e a autonomia do veículo;
  • Baixo custo de manutenção e do tempo de recarga rápido tornam a operação prática e eficiente, segundo a BYD.
Novo ônibus do Flamengo tem funcionamento silencioso e autonomia de até 250 km (Imagem: Flamengo/Divulgação)

“Nossos atletas merecem esse tipo de serviço, que junto a uma fabricante preocupada com energia limpa, ajuda nas reduções de tempos de trajeto, de recursos, e também de poluição pelo Rio e Brasil”, afirmou Marcus Vinicius, diretor de Esportes Olímpicos do Flamengo.

Leia Mais:

BYD no meio esportivo

Essa não é a primeira ação da BYD com um clube esportivo. No mês passado, a montadora chinesa tornou-se “Parceira Automotiva Global” da Inter de Milão após fechar um acordo válido por três anos, com a entrega de 70 veículos para a alta gestão, comissão técnica e jogadores do time principal.

“Com o lançamento iminente da marca DENZA na Europa nos próximos meses, a parceria com a Inter será um ativo estratégico fundamental para a introdução da marca premium do BYD no continente”, anunciou a fabricante.

BYD fechou parceria com Inter de Milão para lançamento da marca DENZA na Europa (Imagem: BYD/Divulgação)

Ainda no cenário europeu, a BYD atuou como patrocinadora oficial da UEFA EURO 2024 e do Campeonato Europeu Sub-21 da UEFA 2025 como parte do seu plano de apoiar competições de futebol de alto nível e com engajamento de milhões de torcedores.

Bruna Barone
Colaboração para o Olhar Digital

Bruna Barone é formada em Jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero. Atuou como editora, repórter e apresentadora na Rádio BandNews FM por 10 anos. Atualmente, é colaboradora no Olhar Digital.

Bruno Capozzi é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero e mestre em Ciências Sociais pela PUC-SP, tendo como foco a pesquisa de redes sociais e tecnologia.