O National Drought Group do Reino Unido está pedindo que a população adote hábitos simples para ajudar a enfrentar a seca que atinge o país, incluindo ações incomuns como excluir e-mails e fotos antigos.
A recomendação, divulgada nesta terça-feira (12), relaciona a limpeza digital ao uso de água por data centers, responsáveis por armazenar arquivos e manter servidores refrigerados – processo que pode consumir mais de 25 milhões de litros de água por ano em instalações de pequeno porte.

Contribuição coletiva para poupar água
- Embora autoridades reconheçam que empresas e formuladores de políticas possam ter impacto muito maior, destacam que decisões individuais podem contribuir para preservar rios e a vida selvagem.
- Ações como fechar a torneira, consertar vazamentos ou otimizar o armazenamento online são listadas
- “Escolhas simples e cotidianas também ajudam muito no esforço coletivo”, disse Helen Wakeham, Diretora de Água da Agência Ambiental, em comunicado à imprensa.
Leia mais
- Períodos de seca podem se tornar cada vez mais longos
- ONU: 75% das terras ficaram mais secas nas últimas três décadas
- Rio artificial gigante está sendo construído para combater a seca na China

Seca histórica na região
O apelo ocorre em meio à quarta onda de calor do verão e ao período de seis meses mais secos desde 1976. Cinco regiões já declararam estado de seca, e outras seis vivem “tempo seco prolongado”. Após campanhas de conscientização, a demanda por água caiu 20% em parte do país.
Especialistas apontam que a transição para energias renováveis e novas tecnologias de resfriamento pode reduzir o uso de água nos data centers. Empresas como a Microsoft já testam alternativas, como servidores submersos e resfriamento com líquidos especiais.
