Reino Unido: agência pede exclusão de e-mails para economizar água

Nível de água dos reservatórios do Reino Unido vem caindo, devido a um dos maiores períodos sem chuva da história da região
Por Leandro Costa Criscuolo, editado por Layse Ventura 13/08/2025 07h00, atualizada em 01/09/2025 19h54
agua reino unido
Imagem: Phil Silverman / Shutterstock
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

O National Drought Group do Reino Unido está pedindo que a população adote hábitos simples para ajudar a enfrentar a seca que atinge o país, incluindo ações incomuns como excluir e-mails e fotos antigos.

A recomendação, divulgada nesta terça-feira (12), relaciona a limpeza digital ao uso de água por data centers, responsáveis por armazenar arquivos e manter servidores refrigerados – processo que pode consumir mais de 25 milhões de litros de água por ano em instalações de pequeno porte.

Corredor de um data center
Autoridades relacionam limpeza digital ao alto consumo de água por data centers (Imagem: Alexander Limbach/Shutterstock)

Contribuição coletiva para poupar água

  • Embora autoridades reconheçam que empresas e formuladores de políticas possam ter impacto muito maior, destacam que decisões individuais podem contribuir para preservar rios e a vida selvagem.
  • Ações como fechar a torneira, consertar vazamentos ou otimizar o armazenamento online são listadas
  • “Escolhas simples e cotidianas também ajudam muito no esforço coletivo”, disse Helen Wakeham, Diretora de Água da Agência Ambiental, em comunicado à imprensa.

Leia mais

água
Com data centers consumindo milhões de litros de água por ano, apelo inusitado é feito para economizar recursos (Imagem: SOMKHANA CHADPAKDEE / iStock)

Seca histórica na região

O apelo ocorre em meio à quarta onda de calor do verão e ao período de seis meses mais secos desde 1976. Cinco regiões já declararam estado de seca, e outras seis vivem “tempo seco prolongado”. Após campanhas de conscientização, a demanda por água caiu 20% em parte do país.

Especialistas apontam que a transição para energias renováveis e novas tecnologias de resfriamento pode reduzir o uso de água nos data centers. Empresas como a Microsoft já testam alternativas, como servidores submersos e resfriamento com líquidos especiais.

Reino Unido vive seu maior período de seca desde 1976 – Imagem: Alastair Wallace/Shutterstock
Leandro Costa Criscuolo
Colaboração para o Olhar Digital

Leandro Criscuolo é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Já atuou como copywriter, analista de marketing digital e gestor de redes sociais. Atualmente, escreve para o Olhar Digital.

Layse Ventura
Editor(a) SEO

Layse Ventura é jornalista (Uerj), mestre em Engenharia e Gestão do Conhecimento (Ufsc) e pós-graduada em BI (Conquer). Acumula quase 20 anos de experiência como repórter, copywriter e SEO.