ChatGPT vai ter anúncios? Executivo da OpenAI responde

Possibilidade já foi discutida anteriormente, mas não animou o CEO da OpenAI
Vitoria Lopes Gomez14/08/2025 15h13
chatgpt
(Imagem: miss.cabul/Shutterstock)
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Siga o Olhar Digital no Google Discover

A OpenAI não é totalmente contrária a incluir anúncios em seus produtos. O assunto já foi discutido anteriormente, principalmente como forma de trazer receita para a empresa (que, atualmente, não está lucrando). Em entrevista ao podcast Decoder, o chefe do ChatGPT, Nick Turley, deu mais detalhes sobre esse plano.

Ofertas

Essa possibilidade não está descartada, mas também não deve ser algo que vai surgir no ChatGPT do dia para a noite.

Logos de OpenAI e ChatGPT lado a lado
Possibilidade não foi descartada (Imagem: Fabio Principe/Shutterstock)

ChatGPT pode ter anúncios?

No final do ano passado, o Olhar Digital reportou que a OpenAI estaria considerando adicionar publicidade em seus produtos de inteligência artificial. O objetivo seria trazer mais fontes de receita.

Isso porque a empresa não está lucrando. Apesar dos 700 milhões de usuários semanais e dos 20 milhões de assinantes (segundo dados de abril), a OpenAI ainda gasta mais dinheiro do que fatura e espera ter um fluxo de caixa positivo apenas em 2029.

Nesse caso, os anúncios poderiam vir a calhar.

Nick Turley, chefe do ChatGPT
Nick Turley, chefe do ChatGPT (Imagem: LinkedIn/Reprodução)

Chefe do ChatGPT comentou sobre a possibilidade

Em entrevista ao podcast Decoder, do site The Verge, o chefe do ChatGPT, Nick Turley, comentou sobre os anúncios no chatbot. Ele disse ser “humilde o suficiente para não descartar essa possibilidade”, mas que a OpenAI precisaria ser “muito cuidadosa” com isso.

Talvez os anúncios sequer apareçam no ChatGPT. Segundo Turley, a empresa poderia integrar a publicidade em outros produtos de IA, mantendo o chatbot livre disso.

Criaremos outros produtos, e esses outros produtos podem ter dimensões diferentes, e talvez o ChatGPT não seja um produto focado em anúncios porque é profundamente responsável pelos seus objetivos. Mas isso não significa que não criaríamos outras coisas no futuro também.

Nick Turley, chefe do ChatGPT

O executivo ainda afirmou que “é bom preservar a opcionalidade” e ressaltou as “muitas oportunidades ainda inexploradas”.

Ao ser questionado sobre o modelo de assinatura, ele revelou que o fato de o ChatGPT ter muitos assinantes gratuitos não é uma desvantagem, mas sim uma forma de “criar ofertas diferenciadas para pessoas dispostas a pagar”.

Sam Altman discursando
Sam Altman também já comentou sobre os anúncios… mas não pareceu muito animado (Imagem: Antonello Marangi/Shutterstock)

Leia mais:

Sam Altman também já opinou sobre os anúncios

O próprio CEO da OpenAI, Sam Altman, já falou sobre a possibilidade de anúncios nos produtos da empresa:

  • Em uma conversa na Harvard Business School no ano passado, o executivo disse que a integração dos anúncios é “um tanto inquietante” para ele e seria apenas “um último recurso para o ChatGPT”;
  • Já em junho deste ano, em um podcast da própria desenvolvedora, ele assumiu um tom mais moderado, dizendo que “não é totalmente contra”.

Vitória Lopes Gomez é jornalista formada pela UNESP e redatora no Olhar Digital.

Ícone tagsTags: