Imagem: Day Of Victory Studio/Shutterstock
Um estudo publicado no International Journal of Business Communication revela que funcionários tendem a julgar mais severamente o uso de inteligência artificial por seus supervisores do que por eles mesmos ao escrever e-mails.
Pesquisadores entrevistaram mais de mil profissionais nos EUA, apresentando-lhes mensagens supostamente escritas por eles próprios ou por seus chefes, com diferentes níveis de assistência da IA.
Leia mais:
Segundo Anthony Coman, da Universidade da Flórida, a escrita assistida por IA pode afetar a confiança e a credibilidade de líderes. Embora o estudo se baseie em cenários hipotéticos, os resultados ecoam pesquisas anteriores que apontam perda de confiança quando profissionais admitem usar IA no trabalho.
O avanço da tecnologia no ambiente corporativo é rápido: na União Europeia, 13,5% das empresas com mais de 10 funcionários já utilizam IA, e uma pesquisa de 2024 da Microsoft e do LinkedIn mostrou que 75% dos trabalhadores do conhecimento no mundo adotam ferramentas generativas.
Esta post foi modificado pela última vez em 13 de agosto de 2025 17:10