Imagem: reprodução/Envision
Desenvolver novos óculos inteligentes com inteligência artificial projetados especificamente para usuários com problemas de visão. Este é o objetivo de uma parceria firmada entre a Envision, fornecedora de tecnologia focada em acessibilidade, com a empresa Solos.
O novo produto, chamado Ally Solos, é equipado com uma câmera capaz de ler e traduzir textos, descrever ambientes, reconhecer pessoas, objetos e sinais, além de fazer pesquisas na internet. Todas as informações são repassadas para o usuário através de alto-falantes embutidos nas hastes dos óculos.
O produto foi desenvolvido com base nos óculos AirGo Vision, lançados pela Solos em dezembro do ano passado e que usam o modelo GPT-4o, da OpenAI. A versão da Envision substitui o GPT-4o pelo assistente de IA “Ally” da Envision, que é alimentado por uma combinação de modelos básicos de inteligência artificial, incluindo o Llama, da Meta, ChatGPT, da OpenAI, Gemini, do Google e o Perplexity.
As funcionalidades ficam disponíveis quando o usuário se conecta ao aplicativo Ally no iOS ou Android via Bluetooth. O peso total é de 50 gramas e o produto foi projetado para ser confortável mesmo com a utilização durante todo o dia.
Os óculos ainda contam com uma bateria que dura até 16 horas antes de precisar ser recarregada, o que demora entre cerca de 15 minutos (no carregamento rápido) e 90 minutos. O dispositivo oferece proteção contra poeira e água.
Leia mais
Esta post foi modificado pela última vez em 15 de agosto de 2025 15:26