Haval H6 GT (Imagem: GWM/Divulgação)
A montadora chinesa GWM inaugurou no final da semana uma unidade na cidade de Iracemópolis, no interior de São Paulo. A planta espera produzir 30 mil veículos por ano e gerar 1 mil empregos até o final de 2025.
A GWM vai utilizar um sistema chamado “peça por peça”, em que os componentes vêm prontos e são montados na fábrica. Serão três modelos produzidos por lá: um SUV híbrido, uma picape e um SUV de sete lugares.
Conheça os carros.
A unidade foi inaugurada na sexta-feira (15), com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Esta é a segunda grande fábrica de uma montadora chinesa a chegar no Brasil, seguindo a instalação da BYD em Camaçari, na Bahia.
A GWM vai adotar um modelo de produção semelhante, chamado de “part by part” (ou “peça por peça”). Nele, as peças vêm de outros lugares e são montadas na unidade. Boa parte das peças ainda é importada, mas algumas já têm produção brasileira, com expectativa de alcançar 60% de conteúdo nacional até o ano que vem.
Segundo a montadora, serão R$ 10 bilhões investidos no Brasil ao longo de dez anos. A fábrica – que é apenas a terceira da GWM fora da China – já conta com 600 funcionários, com meta de chegar a 1 mil até o final deste ano.
Inicialmente, serão três modelos. Conheça cada um deles.
Haval H6
Haval H9
Poer P30
Além da fábrica, a GWM anunciou seu primeiro centro de pesquisa na América Latina. Segundo o g1, ele terá 60 técnicos e engenheiros focados no desenvolvimento de motores híbridos flex e na adaptação dos veículos para os gostos do consumidor brasileiro (entre outras funções).
Esta post foi modificado pela última vez em 17 de agosto de 2025 11:39