Passagem de outro ciclone extratropical no fim de julho provocou estragos pelo estado do Rio Grande do Sul (Imagem: Evgeny555/iStock)
Com a chegada de um ciclone extratropical ao Sul do Brasil, a Defesa Civil divulgou um alerta sobre a possibilidade de ventos de até 100km/h em alguns locais do litoral do Rio Grande do Sul. Para esta segunda-feira (18), a previsão é de precipitações de 5 a 30 milímetros nas regiões gaúchas de Oeste, Campanha, Missões e Centro, podendo chegar a 40mm em algumas áreas do Oeste.
Já na terça-feira (19), há chance de queda de granizo, chuva pontualmente intensa, descargas elétricas e rajadas de vento nas regiões Oeste, Campanha, Sul, Missões, noroeste, norte, centro e em parte da Costa Doce e do Litoral Sul.
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, ventos costeiros podem contribuir para o avanço de dunas sobre as construções no litoral gaúcho e na costa sul de Santa Catarina. O alerta laranja vale entre 18h de terça e 21h de quarta (20), quando as rajadas de vento ficam entre 45 e 80 km/h.
A Defesa Civil pede à população que evite exposição durante as rajadas mais fortes e busque locais seguros para se abrigar, já que há risco de queda de árvores e postes pelo menos até quarta-feira (20).
Vale lembrar que a passagem de outro ciclone extratropical no fim de julho provocou estragos pelo estado do Rio Grande do Sul, com ventos de até 105km/h em Porto Alegre. Mais de 400 mil clientes gaúchos ficaram sem energia na ocasião. A região Sul é mais suscetível à ciclones entre maio e setembro, de acordo com o Inpe.
“Isso decorre da diferença de temperatura e umidade entre o continente e as águas do mar próximas à costa, ou seja, o deslocamento do ciclone do continente mais frio e seco em direção ao oceano mais quente contribui para que haja transferência de calor e umidade do oceano para a atmosfera”, explica o órgão.
Leia Mais:
Esta post foi modificado pela última vez em 18 de agosto de 2025 21:00