Céu do sertão e chuva de meteoros nas Imagens Astronômicas da Semana

Na última semana, apresentamos duas fotos incríveis da nossa galáxia
Por Marcelo Zurita, editado por Lucas Soares 18/08/2025 12h54
unnamed-4-1920x918.png
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Toda semana, no Programa Olhar Espacial, exibimos duas imagens astronômicas que se destacaram na semana que passou. E na última semana, apresentamos duas fotos incríveis da nossa galáxia. Confiram:

Céu do Sertão

[ Créditos: Irenaldo Alves ]

A primeira imagem mostra uma belíssima paisagem do Sertão Nordestino no melhor momento do ano para observar o céu estrelado. Durante o inverno no Hemisfério Sul, a região central da nossa galáxia fica na direção oposta ao Sol, possibilitando a visualização das áreas mais ricas da Via Láctea durante toda a noite. Do nosso ponto de vista, que habitamos o Braço de Órion, nas regiões periféricas da Via Láctea, podemos ver a galáxia como uma faixa luminosa no céu, repleta de estrelas distantes e nuvens de gás e poeira que proporcionam um aspecto dramático, como esse registrado em Taperoá, na Paraíba. 

Original em: https://www.instagram.com/p/DNYvb0jPV2Z/?igsh=MXdtOXpqdmxqaW1yeg== 

Chuva de Meteoros Perseidas

[ Créditos: Marcin Rosadziński ]

A segunda imagem também mostra nossa galáxia, mas a partir do Hemisfério Norte, durante a chuva de meteoros Perseidas, que tem sua máxima atividade todos os anos em meados de agosto. Essa panorâmica foi obtida a partir da composição de mais 100 perseidas registrados em 6 noites de agosto de 2024 na Polônia. Uma imagem fantástica que evidencia como os meteoros de uma mesma chuva parecem irradiar de um mesmo ponto do céu. No caso das Perseidas, esse ponto, chamado de radiante, está localizado na direção da Constelação do Perseu, e por isso a chuva tem esse nome.

Marcelo Zurita
Colunista

Pres. Associação Paraibana de Astronomia; membro da Sociedade Astronômica Brasileira; diretor técnico da Rede Brasileira de Observação de Meteoros – e coordenador regional do Asteroid Day Brasil

Lucas Soares
Editor(a)

Lucas Soares é jornalista formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e atualmente é editor de ciência e espaço do Olhar Digital.