Seu intestino pode ser capaz de “imitar” efeito do Ozempic

Estudo descobre que alimentos ricos em triptofano ativam via intestinal que eleva hormônio regulador do apetite presente no Ozempic
Leandro Costa Criscuolo18/08/2025 16h13
intestino
Imagem: mi_viri /Shutterstock
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Pesquisadores da Universidade Marshall, nos EUA, descobriram que subprodutos da microbiota intestinal podem imitar o efeito do Ozempic na perda de peso, aumentando naturalmente a produção do hormônio GLP-1, responsável pelo controle do apetite e do açúcar no sangue.

O estudo aponta que a obesidade pode estar ligada à redução das células enteroendócrinas (EECs), produtoras de GLP-1, no intestino.

ozempic
Pesquisadores encontram rota natural para aumentar GLP-1, efeito causado no corpo pelo Ozempic (Imagem: KK Stock/Shutterstock)

Descoberta do estudo

  • Usando testes em ratos e organoides intestinais, os cientistas mostraram que o aminoácido triptofano e seu metabólito, indol, estimulam a formação de novas EECs, elevando os níveis de GLP-1 de forma natural — efeito semelhante ao medicamento.
  • Os pesquisadores identificaram ainda o receptor de hidrocarboneto de arila (AhR) como o alvo celular responsável por esse processo, oferecendo um caminho específico para futuros tratamentos.
  • Alimentos ricos em triptofano, como ovos, aves, queijo e algumas sementes, ou suplementos alimentares e probióticos, poderiam, teoricamente, ativar essa via.

Leia mais

Balança e fita métrica
Descoberta oferece alternativa promissora a medicamentos contra obesidade e diabetes tipo 2 – Imagem: 279photo Studio/Shutterstock

Efeito em humanos ainda não é comprovado

Embora os resultados sejam promissores, os testes ainda foram realizados apenas em modelos animais e laboratoriais. Estudos futuros precisarão confirmar se os efeitos se replicam em seres humanos, considerando possíveis diferenças na sinalização celular entre indivíduos obesos e saudáveis.

O trabalho abre caminho para alternativas ao uso de medicamentos como Ozempic, que, apesar de eficazes contra obesidade e diabetes tipo 2, podem causar efeitos colaterais.

O estudo foi publicado no International Journal of Molecular Sciences.

ozempic
Estudo mostra que microflora intestinal pode reproduzir efeito de medicamentos como Ozempic (Imagem: Marc Bruxelle/Shutterstock)
Leandro Costa Criscuolo
Colaboração para o Olhar Digital

Leandro Criscuolo é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Já atuou como copywriter, analista de marketing digital e gestor de redes sociais. Atualmente, escreve para o Olhar Digital.