Claude agora pode encerrar conversas abusivas

Chatbot da Anthropic interrompe interações nocivas como “último recurso”, mas mantém suporte em casos de crise
Leandro Costa Criscuolo18/08/2025 17h01
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(Imagem: gguy / Shutterstock.com)
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O chatbot de IA Claude, da Anthropic, ganhou a capacidade de encerrar conversas consideradas “persistentemente prejudiciais ou abusivas”.

O recurso, já disponível nos modelos Opus 4 e 4.1, é acionado apenas como “último recurso” quando usuários insistem repetidamente em solicitar conteúdos nocivos, mesmo após recusas e tentativas de redirecionamento.

Logo do Claude em um smartphone
Nova função bloqueia chats abusivos e reforça a política de segurança contra uso indevido de IA (Imagem: Ahyan Stock Studios/Shutterstock)

Claude demonstrou “angústia” por pedidos prejudiciais

  • Segundo a empresa, a medida busca proteger o “bem-estar potencial” do modelo, que em testes demonstrou sinais de “angústia aparente” diante de pedidos envolvendo violência, terrorismo ou exploração sexual de menores.
  • Nesses casos, Claude tende a interromper o diálogo, bloqueando novas mensagens naquele chat.
  • Ainda assim, o usuário pode iniciar uma nova conversa ou editar mensagens anteriores para tentar novamente.

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Modelo de IA rejeita pedidos nocivos, encerra interações extremas e segue novas regras contra uso perigoso – Imagem: Tada Images/Shutterstock

Atualização afeta casos extremos

A Anthropic ressalta que esses são casos extremos e não devem afetar a maioria dos usuários, mesmo em discussões sobre temas controversos.

Para situações de risco real de automutilação ou violência iminente, Claude não encerra a conversa — nesses casos, a startup firmou parceria com a empresa de suporte em crises Throughline para oferecer respostas adequadas.

Além disso, a Anthropic atualizou recentemente sua política de uso, proibindo que Claude seja empregado no desenvolvimento de armas biológicas, químicas, nucleares ou radiológicas, assim como na criação de malware ou exploração de falhas de segurança.

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Recurso de encerrar a conversa surge quando há insistência do usuário em pedidos violentos ou prejudiciais, depois de o chatbot já ter tentado negar as solicitações anteriores – Imagem: Robert Way / Shutterstock
Leandro Costa Criscuolo
Colaboração para o Olhar Digital

Leandro Criscuolo é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Já atuou como copywriter, analista de marketing digital e gestor de redes sociais. Atualmente, escreve para o Olhar Digital.