Você terá de esperar um pouco mais para jogar Fortnite no seu iPhone

Prazo inicial se encerraria em agosto, mas o CADE autorizou a extensão dele sob a justificativa de que está negociando com a Apple.
Por Bob Furuya, editado por Lucas Soares 19/08/2025 10h44, atualizada em 19/08/2025 17h09
fortnite
Imagem: Epic Games/Divulgação
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

A queda de braço entre Apple e Epic Games acaba de ganhar um novo episódio – e ele tem como pano de fundo o Brasil. A empresa responsável pelo sucesso Fortnite processou a big tech por causa das taxas e da forma de pagamento engessada da App Store.

A Epic obteve algumas vitórias ao redor do mundo, parecia ter conseguido o mesmo no Brasil, mas a data de relançamento do game acaba de ser adiada.

Leia mais

Em comunicado nas redes sociais, a desenvolvedora informou que o retorno de Fortnite ao iOS ocorrerá apenas em outubro e não mais em 21 de agosto.

A justificativa é que o CADE (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) abriu negociações com a Apple, que ganhou essas semanas a mais para se adequar às novas regras.

Um pouco mais sobre o caso

  • Essa data de 21 de agosto era o prazo limite para a Apple abrir o iOS para lojas e aplicativos de terceiros no Brasil.
  • O CADE entendeu que a maçã tinha um comportamento inadequado, determinando que a empresa permitisse a distribuição de aplicativos alternativos e links de pagamento de terceiros.
  • A Epic entrou com processos no mundo todo contra a Apple após a big tech ter removido Fortnite da App Store em 2020.
  • De lá para cá, a Epic já obteve importantes vitórias em países como Estados Unidos, União Europeia, Japão e, mais recentemente, Austrália.
  • Nos EUA, a volta de Fortnite fez um sucesso estrondoso.
  • Em maio deste ano, o aplicativo foi o mais baixado da App Store após esse hiato de 5 anos longe dos iPhones e iPads.
  • O público brasileiro espera por sua vez, já que estamos falando de um jogos de battle royale mais populares do planeta.
Fortnite
Estimativas apontam que Fortnite tem mais de 60 milhões de jogadores ativos em todo o mundo – Imagem: shutterstock/Cassiano Correia

O que aconteceu em 2020?

A guerra entre as duas empresas começou no final de 2020, quando a Epic tentou contornar a taxa de 30% que fica para a Apple em qualquer compra dentro dos aplicativos.

A Epic discordava desse formato e da grande fatia que fica para a maçã. O que a companhia fez, então? Adicionou uma nova opção de pagamento direta no Fortnite, levando com que a empresa de Steve Jobs removesse o jogo da App Store e encerrasse a conta do desenvolvedor.

A medida drástica motivou a Epic a abrir processos contra a Apple no mundo todo, acusando a big tech de comportamento anticompetitivo. Além das taxas elevadas, criticava também o fato de a maçã proibir qualquer forma alternativa de pagamento fora de seu ecossistema.

Apple e Epic Games
A Epic Games iniciou uma queda de braço com as gigantes Google e Apple e, por ora, saiu vencedora em quase todas as disputas – Imagem: Camilo Concha/Shutterstock

O CADE, assim como tribunais de outros países, entendeu que a Epic tem razão. E apesar desse último adiamento, a decisão pró-Epic parece definitiva.

As informações são do 9to5Mac.


Amazon Prime também é feito para jogadores!

Todo mês, obtenha itens exclusivos, jogos grátis, uma assinatura gratuita na Twitch.tv e muito mais com sua assinatura Prime. Clique aqui para um teste gratuito de 30 dias.

Bob Furuya
Colaboração para o Olhar Digital

Roberto (Bob) Furuya é formado em Jornalismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e atua na área desde 2010. Passou pelas redações da Jovem Pan e da BandNews FM.

Lucas Soares
Editor(a)

Lucas Soares é jornalista formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e atualmente é editor de ciência e espaço do Olhar Digital.