Internet e Redes Sociais

Nova função de IA ajudará usuários a escrever mensagens no WhatsApp

O WhatsApp está experimentando um recurso de ajuda de escrita com IA para usuários de iPhone, segundo o site WaBetaInfo. Chamado de “Writing Help”, a ferramenta já aparece em fase beta para Android e agora começa a ser testada no iOS.

O recurso surge quando o usuário digita no campo de mensagem: o ícone de adesivo é substituído por um símbolo de caneta, indicando a presença do assistente.

“Writing Help” oferece alternativas de texto em cinco estilos e ainda não possui data de lançamento global (Imagem: Ahyan Stock Studios/Shutterstock)

Leia mais:

Como funciona a ferramenta

  • Ao tocar no botão, a IA sugere melhorias de clareza, tom ou estrutura, oferecendo até três alternativas baseadas em cinco estilos: reformulação, profissional, engraçado, apoio e revisão.
  • O usuário pode escolher uma das opções ou manter o texto original — e o destinatário não é notificado se a função for usada.
  • Segundo a Meta, o sistema usa o mesmo Processamento Privado aplicado em outras ferramentas de IA da empresa.
  • As mensagens não são armazenadas, são criptografadas e processadas anonimamente, com a varredura restrita apenas ao rascunho digitado, sem acesso ao histórico de conversas.
WhatsApp aposta em inteligência artificial para aprimorar chats (Imagem: JarTee / Shutterstock.com)

Recurso, por enquanto, só aparece em versão de testes

Assim como no Android, o recurso é desativado por padrão e precisa ser ativado manualmente. Por enquanto, o “Writing Help” está disponível apenas em versão de testes via TestFlight, sem previsão de lançamento global.

O movimento da Meta acompanha a tendência da Apple, que no iOS 18 oferece ferramentas de escrita integradas ao sistema, mas ainda não compatíveis com os aplicativos da própria Meta.

Ícone de caneta indica sugestões de escrita, que podem ser aplicadas sem notificar destinatários (Imagem: DenPhotos / Shutterstock.com)

Esta post foi modificado pela última vez em 20 de agosto de 2025 21:33

Compartilhar
Publicado por
Leandro Costa Criscuolo