Consumir eletricidade nos horários certos pode cortar emissões de carbono

Estudo da Universidade do Texas mostra que usar energia renovável nos períodos certos reduz significativamente gases de efeito estufa
Leandro Costa Criscuolo19/08/2025 06h12
eletricidade
Imagem: Pushish Images/Shutterstock
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Um estudo da Universidade do Texas em Dallas mostra que transferir o consumo de eletricidade para horários em que a rede é abastecida por fontes renováveis, como solar e eólica, pode reduzir significativamente as emissões de carbono.

Pesquisadores, em colaboração com Harvard e Nantum AI, desenvolveram um modelo que otimiza o uso de energia com base na disponibilidade de fontes alternativas, ajudando consumidores e concessionárias a tomar decisões mais sustentáveis e inteligentes sobre quando ligar eletrodomésticos e sistemas industriais.

Ilustração de redução de co2 na atmosfera
Pequenas mudanças no consumo de eletricidade poderiam gerar grande impacto ambiental (Imagem: Khanchit Khirisutchalual/iStock)

Leia mais:

Qual horários seria o “certo”?

“Se você transferir o horário de lavagem de roupas do horário de pico para fora do pico, estará ajudando a rede elétrica e reduzindo gases de efeito estufa”, explicou o Dr. Jie Zhang, coautor do estudo publicado na Cell Reports Sustainability.

Por exemplo, os consumidores poderiam ajudar a reduzir as emissões de carbono usando suas máquinas de lavar à noite, quando a rede pode obter mais energia da energia eólica, em vez da tarde, quando a rede enfrenta picos de demanda e utiliza fontes de combustíveis fósseis para obter energia.

rede elétrica
Pesquisadores sugerem que ajustar o consumo de eletricidade para horários de maior oferta de energia limpa pode fazer grande diferença – Imagem: west cowboy/Shutterstock

Medidas que podem ser eficazes

  • O estudo revela que regiões com maior presença de energia renovável apresentam maior potencial de redução de emissões.
  • Por exemplo, na Califórnia, realocar apenas 5% do consumo para horários de menor intensidade de carbono poderia aumentar em até 33% a redução de emissões anual.
  • A pesquisa mostra que, além de aumentar a oferta de energia limpa, ajustes no lado da demanda — aproveitando quando a eletricidade vem de fontes alternativas — podem ter impacto relevante na mitigação das mudanças climáticas.

Zhang ressalta que a implementação dependeria de concessionárias informando os consumidores sobre os horários em que a eletricidade é mais limpa, promovendo decisões mais conscientes e colaborativas.

CO2 green
Transferir uso de eletricidade para horários com mais oferta solar e eólica pode aumentar em até 33% a redução de carbono (Imagem: Fahroni/Shutterstock)
Leandro Costa Criscuolo
Colaboração para o Olhar Digital

Leandro Criscuolo é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Já atuou como copywriter, analista de marketing digital e gestor de redes sociais. Atualmente, escreve para o Olhar Digital.