A Foxconn atua em diversas áreas, desde computadores e celulares até sistemas de jogos, sendo a líder mundial na fabricação de produtos eletrônicos sob contrato do mundo. A empresa de Taiwan é, por exemplo, a maior fabricante de iPhones para a Apple.
Por anos, essa foi a principal fonte de lucro da companhia. No entanto, após investimentos pesados em inteligência artificial, a gigante da tecnologia registrou uma virada histórica no segundo trimestre de 2025.

Resultado histórico foi impulsionado pela IA
- De acordo com reportagem da Reuters, a receita da Foxconn com servidores de IA e equipamentos de computação em nuvem superou, pela primeira vez, a de eletrônicos de consumo, como smartphones.
- É importante destacar que a empresa também é a maior fornecedora de servidores de IA para a Nvidia.
- O segmento representou 41% do faturamento da companhia no trimestre, contra 35% dos eletrônicos de consumo.
- Em 2021, os smartphones respondiam por 54% da receita da Foxconn.
Leia mais
- Fabricante do iPhone vai montar data centers do Projeto Stargate
- Fabricante de iPhone, Foxconn revela modelo próprio de IA
- Epic adia relançamento de Fortnite para iPhones no Brasil

Diversificação das operações começou em 2019
A dependência da Foxconn dos iPhones era considerada um risco há anos. Por conta disso, o presidente do conselho da empresa, Young Liu, defendeu, em 2019, a diversificação dos negócios da empresa para outras áreas.
A aposta foi em veículos elétricos, chips semicondutores e servidores de inteligência artificial. Embora os dois primeiros segmentos não tenham decolado, os resultados do segundo trimestre deste ano mostram que a migração para este último setor foi um verdadeiro sucesso.

Hoje, a companhia é responsável por quase 40% do mercado mundial de servidores de uso geral e de IA. Para o terceiro trimestre do ano, projeções indicam um crescimento de 170% na receita com esse segmento em relação ao mesmo período de 2024.