Maioria dos brasileiros ainda não usa IA generativa, segundo Datafolha

Números revelam que os brasileiros têm mais contato com a inteligência artificial em algoritmos de recomendação de conteúdo
Alessandro Di Lorenzo19/08/2025 11h48
inteligencia artificial
Imagem: Anggalih Prasetya/Shutterstock
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

É inegável que os avanços tecnológicos recentes possibilitaram a popularização da inteligência artificial. Um dos exemplos disso é o aumento expressivo no número de usuários de chatbots, sendo o ChatGPT um dos mais famosos.

No entanto, uma pesquisa realizada em conjunto pelo Datafolha e Observatório Fundação Itaú, divulgada nesta terça-feira (19), mostra que o uso da tecnologia não é uma realidade para a maioria dos brasileiros. Especialmente quando o assunto é a IA generativa, ferramentas que permitem a criação de conteúdos.

Pesquisa mostra como os brasileiros se relacionam com a tecnologia (Imagem: sweet_tomato/Shutterstock)

Ferramentas de geração de texto e imagens ainda não são populares

  • No total, foram ouvidas 2.798 pessoas a partir de 16 anos de idade, de todas as regiões do país, entre os dias 7 e 15 de julho deste ano.
  • A margem de erro é de dois pontos percentuais, considerando um nível de confiança de 95%.
  • Segundo o levantamento, 93% dos entrevistados utilizam inteligência artificial de alguma forma.
  • No entanto, os números são muito diferentes quando o assunto é IA generativa.
  • De acordo com a pesquisa, 57% dos brasileiros dizem nunca usar ferramentas de geração de texto, como o ChatGPT, enquanto 69% nunca utilizam as de geração de imagem, como o Midjourney.
  • As informações são da Folha de São Paulo.

Leia mais

Aplicativo do ChatGPT sendo aberto em um celular e no fundo o logo da Open AI, empresa que desenvolveu a ferramenta
Maioria da população nunca usou ChatGPT e outros chatbots (Imagem: Fabio Principe/Shutterstock)

Brasileiros aprovam regulamentação da IA

O trabalho ainda revela que 75% dos entrevistados percebem que a IA está presente no seu dia a dia, e 32% dizem que a tecnologia está muito presente. Além disso, 82% já ouviram falar em inteligência artificial, mas 46% dizem não saber o que o termo quer dizer. Estes números revelam que os brasileiros têm contato com a ferramenta mais de forma passiva, caso dos algoritmos de recomendação de conteúdo.

Os avanços da IA generativa são bem mais recentes, é um tipo de ferramenta que requer um uso mais intencional. Tentamos fazer a pesquisa de uma forma mais ampla para entender como a IA está presente na vida das pessoas, ainda que em usos com menos intenção.

Alan Valadares, coordenador do Observatório Fundação Itaú
inteligencia artificial
Entrevistados manifestaram temores relacionados ao uso da ferramenta (Imagem: Anggalih Prasetya/Shutterstock)

O levantamento também detalha a percepção das pessoas sobre o impacto da IA no mundo do trabalho. Para 49% dos ouvidos, a tecnologia é uma ameaça para os empregos, enquanto 51% minimizam essa possibilidade.

De qualquer forma, os brasileiros se mostraram preocupados com as formas de utilização da ferramenta, especialmente para coleta e uso de dados pessoais sem controle (42%), para fins maliciosos, manipulação ou vigilância (36%) e geração de notícias falsas (31%). Para 77% dos entrevistados, a inteligência artificial pode ser perigosa se não for regulada.

Alessandro Di Lorenzo
Colaboração para o Olhar Digital

Alessandro Di Lorenzo é formado em Jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e atua na área desde 2014. Trabalhou nas redações da BandNews FM em Porto Alegre e em São Paulo.