(Imagem: Mamun_Sheikh/Shutterstock)
A Qualcomm anunciou o Snapdragon 7s Gen 4, chip para celulares intermediários (leia-se: não muito caros). Ele traz melhorias modestas de desempenho em comparação ao modelo anterior. Mas aguenta telas e recursos até então restritos a smartphones caros.
O novo chipset traz um salto de 7% tanto na GPU Adreno quanto na CPU Kryo. As velocidades máximas de processamento chegam a 2,7 GHz (na geração passada, era 2,5 GHz). Em outras palavras, o desempenho sobe pouco, mas sobe.
Até a publicação desta matéria, a Qualcomm não tinha revelado quais fabricantes vão adotar o novo processador Snapdragon. Entre as cotadas, estão Honor e Vivo.
A principal novidade do Snapdragon 7s Gen 4 é o suporte a telas WFHD+, com resolução de 2.900 x 1.300 pixels e taxa de atualização de 144 Hz (frames por segundo).
Inclusive, a melhoria na capacidade gráfica tem mais a ver com isso e menos a ver com potência, de fato. Isso pode ser mais útil para aparelhos que emulam consoles do que celulares, observa o 9to5Google.
Outro destaque é o recurso Low Light Vision, que melhora vídeos em ambientes de baixa luminosidade. Até então, essa função era exclusiva dos chips topo de linha da Qualcomm.
O Snapdragon 7s Gen 4 preserva funções já conhecidas:
Na prática, trata-se de uma evolução discreta em comparação ao Snapdragon 7s Gen 3, lançado em agosto de 2024. Até mesmo os recursos de IA generativa, carro-chefe da marca nos últimos anos, seguem praticamente inalterados, segundo o 9to5Google.
Leia mais:
A Apple estreou seu primeiro modem celular com o lançamento do iPhone 16e, um passo importante na busca pela independência da Qualcomm. No entanto, um estudo encomendado justamente pela Qualcomm revelou que o novo modem Apple C1 ainda está atrás da concorrência.
Realizados pela Cellular Insights, os testes compararam o iPhone 16e com dois smartphones Android equipados com os modems Snapdragon X75 e X80, considerados modelos topo de linha lançados entre janeiro de 2024 e 2025 — provavelmente Galaxy S24 e S25.
Saiba mais nesta matéria do Olhar Digital.
Esta post foi modificado pela última vez em 19 de agosto de 2025 15:31