Bilionário luta para manter cérebros de suas empresas (Imagem: Photo Agency/Shutterstock)
Um dos efeitos do rompimento das relações entre Elon Musk e o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, foi a criação do “Partido da América”. Segundo o bilionário, a formação da sigla é uma resposta ao sistema político norte-americano.
Apenas cerca de um mês depois do anúncio, no entanto, o sul-africano parece ter mudado de ideia. Segundo reportagem do The Wall Street Journal, ele teria decidido concentrar a atenção nas suas empresas.
Leia mais
A mudança de postura de Musk pode ter uma explicação. Apesar de ter deixado a Casa Branca, o empresário manteve boas relações com o vice-presidente J.D. Vance. Segundo a reportagem, insistir na ideia do novo partido pode atrapalhar esse relacionamento.
Mas isso não quer dizer que o sul-africano deixará a política de lado. Fontes anônimas disseram que ele planeja apoiar financeiramente uma eventual candidatura de Vance à presidência dos Estados Unidos em 2028. Seria uma estratégia muito parecida com a utilizada para apoiar Trump em 2024.
No final de julho, uma reunião para estabelecer as diretrizes do novo partido foi cancelada de última hora. Os participantes foram informados de que Musk tinha decidido se concentrar em administrar os seus negócios. De qualquer forma, os aliados do bilionário acreditam que ele não abandonou formalmente o “Partido da América” e pode mudar de ideia à medida que as eleições de meio de mandato se aproximam. O sul-africano não se pronunciou oficialmente sobre o assunto até o momento.
Esta post foi modificado pela última vez em 22 de agosto de 2025 17:00