(Imagem: gguy/Shutterstock)
O Google anunciou, nesta quarta-feira (20), que vai integrar o Gemini aos seus dispositivos de casa inteligente. O Gemini for Home é o novo assistente de voz do Google Home e deve chegar ainda este ano.
Se você tem o Google Nest, dispositivo concorrente do Amazon Echo Show, perceberá que o Google Assistant deixará de ser seu assistente de voz para dar lugar à novidade, que é abastecida pela inteligência artificial (IA) do Google, o Gemini.
Ela é capaz de controlar, apenas com sua voz, luzes inteligentes, músicas, configuração de temporizadores e resposta a perguntas.
Kattukaran prosseguiu, dizendo que o novo assistente com IA pode responder, com precisão, a pedidos, como “toque essa música do blockbuster de verão deste ano sobre carros de corrida”, ou “defina um temporizador para brócolis perfeitamente branqueado”. Também será capaz de criar listas, entradas de calendário e lembretes de forma mais fácil do que em sua versão anterior, segundo o executivo.
Leia mais:
O Gemini for Home também terá, em sua composição, o Gemini Live, que permite mais interações de voz de conversação para o Google Home sem chamar o assistente pelo “Hey, Google” cada vez que você quiser conversar com seu dispositivo.
Dessa forma, disse Kattukaran, o usuário terá um auxílio mais detalhado e personalizado, desde a culinária (“Eu tenho espinafre, ovos, creme de queijo e salmão defumado na geladeira. Ajude-me a fazer uma refeição deliciosa”) até ajuda para como comprar um carro, descobrir como arrumar a máquina lava-louças, ou, ainda, criar histórias para as crianças na hora de dormir.
Por enquanto, não se sabe quanto custará a versão paga do Gemini for Home, mas espera-se que o Gemini Live deva estar presente nos planos premium do assistente. Dois deles são o Nest Aware e o Google One — neste último, estão presentes as principais ferramentas da big tech, incluindo de IAs.
Esta post foi modificado pela última vez em 20 de agosto de 2025 18:22