Olhar do Amanhã: quais os argumentos do Brasil para defender o Pix da investigação dos EUA?

Entenda os detalhes sobre o caso do Pix e qual foi a defesa do Brasil contra as acusações dos Estados Unidos na coluna Olhar do Amanhã!
Vitoria Lopes Gomez20/08/2025 21h12, atualizada em 20/08/2025 21h36
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Conforme reportado pelo Olhar Digital, o governo Lula enviou ao Escritório do Representante Comercial dos Estados Unidos (USTR) uma defesa formal contra acusações de práticas desleais de comércio no início desta semana.

A resposta integra a investigação aberta pelos americanos no âmbito da Seção 301 da Lei de Comércio, base usada pelo presidente dos EUA, Donald Trump, para justificar o tarifaço sobre produtos brasileiros.

Na defesa, assinada pelo chanceler Mauro Vieira, o governo diz não reconhecer a legitimidade das acusações. E sustenta que a Organização Mundial do Comércio (OMC) é o único foro apropriado para resolver disputas comerciais.

Entenda os detalhes sobre esse caso e qual foi a defesa do Brasil contra as acusações na coluna Olhar do Amanhã, com o doutor Álvaro Machado Dias, professor da UNIFESP, neurocientista, futurista e colunista do Olhar Digital News!

Vitória Lopes Gomez é jornalista formada pela UNESP e redatora no Olhar Digital.