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A SpaceX, de Elon Musk, enfrenta crescente pressão para demonstrar avanços concretos em seu programa Starship após uma série de falhas em testes que têm se tornado cada vez mais caros.
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Em junho, um dos veículos Starship explodiu durante um teste de abastecimento de rotina, levando a empresa a redirecionar cerca de 20% da equipe de engenharia do programa Falcon 9 para atuar no projeto por seis meses, segundo pessoas familiarizadas com o planejamento em entrevista à Bloomberg.

O objetivo é acelerar melhorias na confiabilidade do foguete, nos testes de componentes e no ritmo de produção. Neste mês, a SpaceX revelou que a explosão em junho foi causada pela falha de uma garrafa pressurizada de nitrogênio gasoso.
O incidente somou-se a outros contratempos: em três lançamentos de teste realizados neste ano no Texas (EUA), dois foguetes explodiram e o terceiro falhou ao tentar liberar satélites experimentais, girando fora de controle no retorno à Terra.
As dificuldades levantaram dúvidas sobre a viabilidade da nave, que Musk projeta como o primeiro foguete orbital totalmente reutilizável e peça-chave para levar humanos de volta à Lua e, futuramente, a Marte.
Em reportagem recente, a New York Magazine questionou: “A Starship de Elon Musk está condenada?”. Todd Harrison, pesquisador sênior do American Enterprise Institute, explicou que as rápidas mudanças de design contribuem para falhas catastróficas: “Quando você está mudando muitas coisas no design de uma vez, todos esses efeitos colaterais começam a se somar.”
A Bloomberg tentou contato com a SpaceX para comentários, mas não obteve resposta.
SpaceX continua atraindo investidores
- Apesar dos contratempos, a SpaceX continua a atrair capital;
- A empresa, fundada há 23 anos, prepara nova rodada de venda de ações que pode avaliá-la em US$ 400 bilhões (R$ 2,18 trilhões, na conversão direta), embora tenha reduzido estimativa inicial de US$ 500 bilhões (R$ 2,73 bilhões) após conversas com investidores;
- A percepção de avanço no Starship será fundamental para manter a confiança de financiadores e para honrar contratos, como o firmado com a NASA, de aproximadamente US$ 4 bilhões (R$ 21,86 bilhões), para levar astronautas à superfície lunar.

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Custo da Starship
A produção da Starship é onerosa: cada unidade, composta pela nave e pelo propulsor Super Heavy, custa centenas de milhões de dólares. Quando um voo falha, todo o valor é perdido, além de potenciais danos ambientais. A SpaceX avalia, inclusive, adiar lançamentos de satélites da constelação Starlink em um Falcon 9 para realocar engenheiros ao Starship. Atualmente, cerca de oito mil satélites Starlink já estão em órbita.
Musk reconhece a complexidade do desafio. Em julho, declarou: “É, realmente, um dos desafios de engenharia mais difíceis que existem. Quando começamos a falar sobre o Starship, as pessoas achavam que era impossível. Na verdade, até dentro da empresa, nós meio que achávamos que era impossível.”
Os próximos testes devem continuar com o protótipo conhecido como Version 2 (V2), considerado inferior pelos próprios engenheiros, mas ainda útil para extrair dados cruciais, especialmente sobre os azulejos de proteção térmica, que, até agora, não resistiram, intactos, a nenhum voo neste ano.
Carissa Christensen, CEO da consultoria BryceTech, avalia que os insucessos não invalidam a abordagem da SpaceX, mas ressalta o impacto da visibilidade pública: “As falhas persistentes em vários testes acontecem em contexto de alta exposição de uma empresa que, normalmente, avança muito rápido e com sucesso, e em cenário em que objetivos programáticos dependem desse veículo, notavelmente a missão lunar da NASA.”

A empresa pretende realizar o décimo voo de teste do Starship no domingo (24). Para especialistas, a demonstração de progresso visível e mensurável será essencial não apenas para reforçar a confiança de investidores e da NASA, mas, também, para sustentar a visão de Musk de transformar a Starship no veículo que levará humanos a Marte.