O crocodilo está entre os animais australianos mais assustadores, mas não foi o mais letal nos últimos anos (Imagem: Uwe Bergwitz / Shutterstock.com)
Quando se pensa em animais perigosos na Austrália, as primeiras imagens que vêm à mente são serpentes peçonhentas, aranhas mortais e crocodilos agressivos. O país abriga algumas das espécies mais letais do planeta, incluindo a aranha-teia-de-funil-de-Sydney e o crocodilo-de-água-salgada. No entanto, um relatório oficial revelou que o animal que mais causa mortes por ataque na Austrália não é nativo e nem venenoso.
De acordo com o National Coronial Information System (NCIS), o animal responsável pelo maior número de fatalidades entre 2001 e 2021 é o cavalo. O levantamento, que compila dados para apoiar investigadores e pesquisadores de mortes, registrou 713 óbitos relacionados a animais, com uma média anual de 34 mortes. Destes, 222 casos (cerca de 31,1%) envolveram cavalos, principalmente devido a quedas.
Um relatório semelhante nos Estados Unidos indica uma média de 267 mortes por ano relacionadas a animais, proporcionalmente maior devido à população americana de 340 milhões, contra 27,4 milhões na Austrália. Lá, vespas, marimbondos e abelhas representam 31% das mortes. Outros mamíferos — incluindo cavalos e gado — somam 28,6%, enquanto os cães aparecem em terceiro, com 26,2%.
Esta post foi modificado pela última vez em 21 de agosto de 2025 11:42