Uma pesquisa conduzida no Brasil revelou que a vacina TAK-003 é eficaz contra a dengue em adolescentes. O trabalho foi realizado por pesquisadores da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).
O imunizante foi aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e disponibilizado pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em 2023. A aplicação foi focada inicialmente em pessoas entre 10 a 14 anos.

Imunizante é eficaz contra os sorotipos 1 e 2 da dengue
- A análise levou em conta a eficácia do imunizante durante a epidemia de dengue que atingiu o Brasil em 2024.
- Segundo o Ministério da Saúde, mais de 6 mil pessoas morreram por conta da doença.
- O estudo confirmou que vacina é eficaz contra os sorotipos 1 e 2 da dengue, predominantes durante a crise de saúde do ano passado.
- As descobertas reforçam a importância de ampliar a vacinação no Brasil e no mundo, especialmente em áreas de alta transmissão e que necessitam de respostas rápidas devido a emergências.
- O trabalho também apontou que a proteção da primeira dose diminui após 90 dias.
- Isso significa que é necessário que receber a dose de reforço para garantir a proteção prolongada.
- As conclusões foram descritas em estudo publicado na revista The Lancet Infectious Diseases.
Leia mais
- Vacina do Butantan contra dengue pode estar disponível em 2026
- Ministério da Saúde amplia vacinação contra dengue para não perder doses do insumo
- 10 coisas que você precisa saber sobre a vacina de dose única para dengue

São necessárias duas doses da vacina para garantir proteção
Durante a pesquisa, foram avaliados mais de 92 mil testes realizados em adolescentes no estado de São Paulo. Os resultados mostram que uma única dose já oferece 50% de proteção contra casos sintomáticos de dengue e 67,5% contra hospitalizações.
A segunda dose, por sua vez, aumentou a eficácia contra sintomas para 61,7%. A proteção começa já a partir do oitavo dia após a aplicação do imunizante, o que pode ajudar na resposta emergencial em caso de surtos da doença.

Segundo os pesquisadores, essa é a primeira evidência significativa, para além dos ensaios clínicos, de que a vacina TAK-003 é eficaz. O estudo utilizou o método “teste-negativo” (padrão em estudos de vacinas) e cruzou dados de vigilância epidemiológica com registros de vacinação.
Com a expansão da dengue impulsionada pelas mudanças climáticas, a descoberta pode ajudar no desenvolvimento de políticas públicas e recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) para uso da TAK-003 em campanhas contra a dengue. As informações são da Fiocruz.