DeepSeek é a "galinha dos ovos de ouro" chinesa (Imagem: Rokas Tenys/Shutterstock)
A chinesa DeepSeek está no meio da disputa entre China e Estados Unidos pela hegemonia tecnológica global, especialmente no que diz respeito à inteligência artificial. A prova disso é o lançamento, nesta quinta-feira (21), de uma atualização do seu modelo V3.
De acordo com a empresa, a ferramenta V3.1 é compatível com chips de IA fabricados em território chinês. Essa é uma forma do país continuar avançando tecnologicamente mesmo com as restrições impostas pelos EUA.
Segundo reportagem da Reuters, esta compatibilidade com chips domésticos pode sinalizar que os modelos de IA da DeepSeek estão sendo trabalhados para impulsionar a indústria chinesa. Essa seria uma grande conquista para Pequim, que busca eliminar a dependência de produtos ocidentais, especialmente norte-americanos.
A empresa chinesa destacou que a versão V3.1 é otimizada para “chips domésticos de próxima geração a serem lançados em breve”. No entanto, ela não identificou quais modelos ou fabricantes seriam suportados no futuro.
Uma das principais novidades é o uso do formato de processamento de dados UE8M0 FP8. Este recurso possibilita que a IA opere com mais eficiência, usando menos memória e permitindo velocidades de processamento mais rápidas.
Leia mais
Esta post foi modificado pela última vez em 21 de agosto de 2025 13:15