Imagem: IIHS
Um estudo inédito do Instituto de Seguros para Segurança Rodoviária (IIHS), nos EUA, mostra que a visibilidade de curto alcance dos motoristas piorou nos carros mais novos, especialmente em SUVs, apesar dos avanços tecnológicos e de segurança.
A pesquisa surgiu da constatação de que, nas últimas décadas, morreram mais ciclistas e pedestres, enquanto as mortes de ocupantes de carros caíram.
Os pesquisadores levantaram a hipótese de que os motoristas estariam com mais dificuldade de enxergar usuários vulneráveis da via em áreas próximas ao veículo.
Leia também:
O problema decorre principalmente de capôs mais altos, colunas A mais largas e retrovisores maiores, que ampliam pontos cegos próximos à dianteira.
Embora entre 10 e 20 metros a visibilidade se mantenha acima de 80%, a perda no campo próximo pode ajudar a explicar os crescentes riscos para pedestres e ciclistas.
Segundo o IIHS, o método de medição criado é mais rápido e preciso que técnicas anteriores, e novos estudos devem ampliar a análise para outros veículos.
Embora não conclua que a perda de visibilidade seja a única causa do aumento das fatalidades, o relatório sugere que a evolução do design automotivo tem sacrificado a visão de curto alcance em prol de outros atributos.
Esta post foi modificado pela última vez em 22 de agosto de 2025 18:14