Número de vítimas afetas por vazamentos de dados subiu mais de 1.000% em 2024 (Imagem: Song_about_summer/Shutterstock)
Os gerenciadores de senha são comumente utilizados no celular e servem para guardar todas as chaves de acesso do usuário com um conjunto de criptografia. Dessa forma, você não precisa lembrar de cada acesso de login sempre que acessar um site diferente.
No entanto, nem sempre estes aplicativos tão práticos são seguros. O investigador de segurança independente Marek Tóth revelou falhas graves que permitiram o acesso de informações confidenciais por terceiros.
Leia mais
O alerta aponta que o ataque consegue identificar qual gerenciador de senha é utilizado e se adaptar para o roubo. A ação pode ser efetiva mesmo que o usuário perceba que há algo errado e troque de aplicativo rapidamente.
As descobertas foram validadas pela empresa de cibersegurança Socket. Mesmo sendo avisadas em abril deste ano, algumas companhias não adotaram mudanças importantes para evitar a ação dos cibercriminosos. O Marek Tóth diz que os aplicativos 1Password e LastPass se limitaram a dizer que o clickjacking é um risco geral da internet. A LogMeOnce, por sua vez, não se pronunciou.
Já a Bitwarden minimizou a gravidade do caso, mas voltou atrás e informou que corrigiu os problemas. Dashlane, NordPass, ProtonPass, Keeper e RoboForm também atualizaram as extensões para corrigir as vulnerabilidades detectadas.
A principal recomendação para evitar ser alvo deste tipo de ataque é desativar a função de preenchimento manual. O ideal é copiar e colar a senha sem o uso do aplicativo. Também é sugerido sempre usar a extensão mais atual dos gerenciadores.
Esta post foi modificado pela última vez em 22 de agosto de 2025 09:33