Ex-funcionária é acusada de roubar segredos do Apple Watch

Apple alega que Chen Shi roubou detalhes sigilosos sobre o desenvolvimento do Apple Watch e compartilhou estes dados com a concorrente OPPO
Por Alessandro Di Lorenzo, editado por Bruno Capozzi 25/08/2025 11h03
Apple Watch no pulso de uma pessoa
Recurso volta ao vestível após dois anos (Imagem: Hadrian/Shutterstock)
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

A Apple quer saber se ex-funcionários teriam compartilhado informações sigilosas de seus produtos com concorrentes. Nos últimos dias, a companhia abriu um processo judicial na Califórnia, nos Estados Unidos, contra uma ex-funcionária.

Segundo a ação, Chen Shi é acusada de roubar detalhes sigilosos sobre o desenvolvimento do Apple Watch. Ela teria compartilhado estes segredos com a chinesa e concorrente OPPO. As informações são do portal MacRumores.

Logo da Apple em uma fachada
Não é a primeira vez que a Apple acusa um ex-funcionário (Imagem: Paolo Bona/Shutterstock)

Ex-funcionária teria prometido coletar o máximo de informações sobre o Apple Watch

De acordo com a Apple, Shi trabalhou no desenvolvimento de sistemas de sensores para o Apple Watch de janeiro de 2020 a junho de 2025. No entanto, a empresa alega que ela estava acertada com a Oppo desde abril deste ano e que teria prometido coletar o máximo de informações sobre o produto.

A companhia destacou que a trabalhadora não revelou que estava saindo para uma concorrente. Em vez disso, disse que estava voltando para a China para cuidar de seus pais e que não tinha planos de encontrar um novo emprego.

apple watch
Detalhes do relógio teriam sido vazados (Imagem: Alex Segre/Shutterstock)

Durante este período, a funcionária teria organizado e participado de dezenas de reuniões com membros da equipe do Apple Watch. Ela é acusada de ter baixado 63 arquivos de uma das pastas protegidas da Apple sobre o produto e de ter transferido estas informações para a Oppo.

Leia mais

Fabricante chinesa Oppo
Empresa chinesa nega qualquer envolvimento no caso (Imagem: testing/Shutterstock)

Oppo nega ter tido acesso a qualquer informação da Apple

  • Após as acusações, a Oppo alegou que “não encontrou evidências que estabeleçam qualquer conexão entre as alegações e a conduta da funcionária”.
  • O comunicado também garante que a empresa chinesa não “se apropriou indevidamente dos segredos comerciais da Apple”.
  • Essa não é a primeira vez que a empresa entra com uma ação contra um de seus ex-funcionários.
  • Em julho deste ano, a companhia acusou um ex-engenheiro de projetos de roubar segredos sobre o Vision Pro e de compartilhar estas informações com a empresa responsável pelo Snapchat.
  • O caso ainda tramita na justiça.
Alessandro Di Lorenzo
Colaboração para o Olhar Digital

Alessandro Di Lorenzo é formado em Jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e atua na área desde 2014. Trabalhou nas redações da BandNews FM em Porto Alegre e em São Paulo.

Bruno Capozzi é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero e mestre em Ciências Sociais pela PUC-SP, tendo como foco a pesquisa de redes sociais e tecnologia.