BYD tem o carro elétrico mais veloz do mundo, alcançando 472 km/h

Modelo U9 Track Edition é fabricado pela marca superesportiva premium Yangwang, de propriedade da montadora chinesa
Por Bruna Barone, editado por Bruno Capozzi 27/08/2025 07h35, atualizada em 27/08/2025 21h31
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

O título de veículo elétrico mais rápido do mundo é da BYD. O modelo U9 Track Edition alcançou 472,41 km/h em testes na pista de Papenburg, na Alemanha, estabelecendo novo recorde global de velocidade para a categoria.

“No ano passado, pensei que tinha chegado ao meu limite. Nunca imaginei que quebraria meu próprio recorde tão cedo, mas aqui estamos, na mesma pista, com novas tecnologias que tornaram isso possível”, disse o piloto profissional alemão Marc Basseng.

O veículo é fabricado pela marca superesportiva premium Yangwang, de propriedade da BYD, e marca a estreia da plataforma veicular de 1200V, a primeira de tensão ultra-alta produzida em escala mundial, segundo um comunicado.

U9 Track Edition BYD
Modelo tem relação peso-potência de 1.217 cv por tonelada (Imagem: BYD/Divulgação)

Potência e estabilidade

O modelo comporta o primeiro sistema do mundo de quatro motores com propulsores de alto desempenho de 30.000 rpm, entregando potência máxima de 555kw (755 cv) por motor — combinada, supera os 3.000 cv. Isso garante uma relação peso-potência de 1.217 cv por tonelada, o que, segundo a BYD, coloca o veículo na “elite da indústria automotiva”.

A superfície da pista é monitorada continuamente por um sistema de vetorização independente, ajustando o torque das rodas a cada 100 interações por segundo. “Mesmo em altas velocidades, o sistema garante controle absoluto da dirigibilidade do veículo, o que evita qualquer deslizamento ou perda de tração”, explica a montadora.

Essa estabilidade também está relacionada com o Sistema Inteligente de Controle de Carroceria DiSus-X, que realiza rápidos ajustes na suspensão de cada roda durante acelerações intensas, curvas ou em superfícies irregulares. Assim, a área de contato dos pneus com o solo é otimizada, ajudando o condutor a manter o controle da direção.

U9 Track Edition BYD
Tecnologia nos pneus reduz deslizamentos durante acelerações (Imagem: BYD/Divulgação)

Leia Mais:

Versão premium

Após testes realizados na Alemanha, em 2024, a Yangwang fechou uma parceria com a Giti Tire para desenvolver um pneu semi-slick voltado para a pista, com tecnologia que reduz deslizamentos durante acelerações e otimiza a perda de torque, melhorando a estabilidade do veículo durante as manobras.

A carroceria do modelo U9 Track Edition preserva o design aerodinâmico do Yangwang U9, com melhorias no difusor dianteiro em fibra de carbono — já disponível para produção em larga escala, segundo a empresa.

Placa da BYD em uma concessionária
Yangwang diz que vai redefinir conceito de supercarro sustentável com a BYD (Imagem: Cobalt S-Elinoi/Shutterstock)

“Ao estabelecer um novo recorde mundial de velocidade para veículos elétricos, a Yangwang redefine o conceito de supercarro sustentável. Aliada ao compromisso da BYD com a inovação e a sustentabilidade, a Yangwang emprega tecnologias de ponta para oferecer desempenho incomparável, segurança e uma experiência de condução única.”

Bruna Barone
Colaboração para o Olhar Digital

Bruna Barone é formada em Jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero. Atuou como editora, repórter e apresentadora na Rádio BandNews FM por 10 anos. Atualmente, é colaboradora no Olhar Digital.

Bruno Capozzi é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero e mestre em Ciências Sociais pela PUC-SP, tendo como foco a pesquisa de redes sociais e tecnologia.