Estações de rádio do Apple Music chegarão à Alexa – e de graça

Estações de rádio da Apple Music ficarão disponíveis no app de rádio digital TuneIn, que pode ser acessado em alto-falantes com Alexa
Por Leandro Costa Criscuolo, editado por Bruno Capozzi 27/08/2025 18h41
apple music
Imagem: T. Schneider/Shutterstock
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

A Apple ampliará o alcance de suas seis estações de rádio ao disponibilizá-las pela plataforma de rádio digital TuneIn, acessível em alto-falantes domésticos, como Echo, conectado à Alexa, e também em carros conectados. As informações exclusivas são do Wall Street Journal.

É a primeira vez que as rádios da empresa ficam disponíveis fora do aplicativo Apple Music, alcançando os 75 milhões de usuários mensais da TuneIn.

Estações chegam à plataforma TuneIn para alcançar milhões de novos ouvintes globais – Imagem: Mehaniq/Shutterstock

Concorrência acirrada com o Spotify

  • O movimento busca atrair novos clientes para o ecossistema da Apple, especialmente em um momento em que o Apple Music perde espaço para o Spotify.
  • Segundo a MIDiA Research, a fatia da Apple caiu de 30% para 25% nos EUA entre 2020 e 2023, enquanto o Spotify subiu de 31% para 37%.
  • Globalmente, a participação da Apple recuou de 16% para 12% no mesmo período.

Leia mais:

apple music
Apple exporta suas rádios e tenta frear avanço do Spotify (Imagem: Funstock/Shutterstock)

Estratégia da Apple

Diferente de rivais, o Apple Music não oferece versão gratuita com anúncios, dependendo de testes gratuitos e da curadoria humana em suas rádios para conquistar ouvintes. Já o Spotify aposta em algoritmos e no modelo gratuito para converter usuários em pagantes.

A parceria, fechada no fim de 2023, foi destacada pelo CEO da TuneIn, Richard Stern, que elogiou a qualidade das rádios da Apple, livres de comerciais. O aplicativo da TuneIn terá links que redirecionam para o Apple Music, onde a empresa espera transformar ouvintes ocasionais em assinantes pagantes.

Apple Music
Parceria da Apple com a TuneIn marca primeira expansão fora do app e pode trazer novos assinantes (Imagem: sdx15/Shutterstock)
Leandro Costa Criscuolo
Colaboração para o Olhar Digital

Leandro Criscuolo é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Já atuou como copywriter, analista de marketing digital e gestor de redes sociais. Atualmente, escreve para o Olhar Digital.

Bruno Capozzi é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero e mestre em Ciências Sociais pela PUC-SP, tendo como foco a pesquisa de redes sociais e tecnologia.